Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) aponta que o Dia dos Pais deve ter movimentação financeira de cerca de R$ 130 milhões na capital mato-grossense. O montante representa incremento de 4,1% no comparativo com o mesmo período do ano anterior.
A pouco menos de três semanas para a data, que ocorre no próximo dia 11 de agosto, a expectativa é que o consumidor deixe as compras para a última hora. Isso porque 9 em cada 10 revelaram que iniciarão as pesquisas para a véspera (com até 7 dias de antecedência) da comemoração.
Os itens mais procurados para agradar os pais devem ser peças de vestuário e acessórios, com quase 34% da preferência. Em seguida, aparecem perfumes (29,2%), calçados (9,9%) e aparelhos celulares ou smartphones (6,2%). Quanto ao local de compras, pouco mais de 83% dos consumidores disseram que farão compras nas lojas físicas da região metropolitana e menos de 9% vão adquirir produtos e serviços pela internet.
Embora não tenha o apelo de outras datas como Natal e Dia das Mães, o Dia dos Pais é encarado pelo comércio varejista como uma espécie de “termômetro” do segundo semestre, analisa o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam. Segundo o representante, as lojas da Grande Cuiabá já estão preparadas e confiantes para ampliar as vendas e o faturamento. “Por ser a primeira grande data comercial do semestre, muitos empresários estão com novos estoques e o resultado obtido pode indicar o desempenho dos próximos meses”, comenta.
O levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá também mostra que os cuiabanos estarão mais generosos nas compras, já que 3 em cada 10 projetam gastar mais em relação ao ano passado. Pouco mais de 25% deles vão desembolsar acima de R$ 300 e quase 70% estimam que os gastos serão maiores do que R$ 150. A grande maioria deve adquirir um único presente (80%).
COMPRAS À VISTA – O cartão de crédito será a principal modalidade de pagamento dos consumidores na hora de levar produtos e serviços no Dia dos Pais, utilizada por 31,6% da população.
Em contrapartida, a pesquisa mostra que os meios de compras à vista serão usados por 3 em cada 5 pessoas. O maior destaque no quesito é o Pix (30,8%), que tende a quadruplicar a sua participação nas transações em relação ao ano passado. Dinheiro em espécie (21%) e cartão de débito (10%) também foram mencionados.