Alexandre Costa é um exemplo de empreendedor nato. Ele desde pequeno comprava chocolates pra revender. Aos 14 anos exercia a atividade sozinho, adquirindo chocolate de um fornecedor e vendendo de porta em porta, mas foi em um Fusca branco 78 que o empresário Alexandre Tadeu da Costa, 41, começou sua trajetória de sucesso. Em 1988, então com 18 anos, ele colocava trufas e bombons de chocolate no banco de trás do carro e os vendia em padarias e supermercados da Zona Oeste de São Paulo (SP). Era o início da Cacau Show, rede de chocolates artesanais com 1.160 lojas em todo o país.
De cara, conseguiu uma encomenda de dois mil ovos de 50 gramas cada. O que parecia um sonho virou pesadelo. A fábrica que faria os doces não produzia mais aquele tamanho e Costa precisou trabalhar por três dias por 18 horas junto com Dona Cleusa, quase sem parar, para cumprir o prometido. Esse foi o divisor de águas da Cacau Show.
A primeira loja surgiu em 2001. Em sete anos, já era uma das maiores rede de lojas de chocolates finos do mundo. Hoje, a rede de franquias tem mais de duas mil unidades no país. Para chegar lá, Costa perseguiu metas e planejamento. “É difícil vencer sem fazer um bom estudo estratégico, definindo um cronograma e deixando claras as etapas a serem conquistadas”, diz.