É esperado para esta terça-feira (7), o anúncio do governo federal da data que deverá ocorrer o leilão da ferrovia que ligará Mato Grosso ao Pará, a chamada “Ferrogrão”. Embora o traçado original é de Sinop ao porto de Miritituba no Pará com 933 quilômetros, políticos tentam expandir até Lucas do Rio Verde.
Segundo o diretor do movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, devem ficar fora em um primeiro momento Lucas e Sorriso. Mas se sair o trecho de Sinop a Miritituba vai vir em boa hora. O fato é que com o crescimento das safras, o setor espera que m 2025, o volume escoado por Miritituba chegará a 35 milhões de toneladas de grãos por ano o que seria impossível transportar por via terrestre. Um exemplo é o que aconteceu com os atoleiros na BR-163 no Pará em que caminhoneiros chegaram a passar fome e ainda por cima o prejuízo foi de milhões.
Também é esperada o lançamento da concessão da BR-163, no trecho que vai de Sinop ao Pará. Se de fato isso acontecer a economia chegará a R$ 1,4 bilhão por ano.