Motoristas mais atentos já devem ter percebido um movimento diferente nos postos de combustíveis de Cuiabá e Várzea Grande. Em muitos deles, o preço de bomba do litro do óleo diesel está mais barato que o da gasolina. Entre um derivado de petróleo e outro há uma ‘distância’ de até R$ 0,30.
Conforme monitoramento do MT Econômico, boa parte dos postos passou a exibir essa diferença na última semana. Há lugares em que o litro do óleo diesel está custando R$ 5,07/R$ 5,09, como registrado em duas revendas na região da Avenida Arthur Bernardes, em Várzea Grande.
Nos postos monitorados, a gasolina está custando entre R$ 5,59/5,23/5,37, enquanto o litro do diesel pode ser encontrado a R$ 5,09/5,07/5,17/5,99, sendo esse último, o mais caro visto pela reportagem do MT Econômico.
Um dos frentistas, confirmou que de fato, a primeira vez que o diesel fica mais barato. No entanto, não soube dar explicações acerca do motivo. O fato mais recente que explica essa redução sobre o valor de bomba foi o anúncio da redução de preços feito pela Petrobras, ao diesel A, que passou a valer no último dia 29.
Com a redução o litro passou a chegar às distribuidoras R$ 0,18 mais barato por litro, saindo de R$ 4,02 para R$ 3,84 por litro.
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O estudante Maurílio Lima Pereira disse que não tinha reparado na diferença, justificando que é tão “automático entrar no posto e “pedir para colocar R$ 50”. De forma bastante bem-humorada, ele brincou dizendo que não existe motor flex entre gasolina e diesel. “Estou então sem saída né? O etanol está caro, a gasolina também. Não posso me aproveitar da baixa do diesel. Agora que vi que o litro está a R$ 5,09 deu até tristeza”.
REDUÇÃO – Em nota, a Petrobras informou que a sua parcela no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,45 a cada litro vendido na bomba, após considerar a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos.
De acordo com a companhia, os principais motivos do recuo são a manutenção da competitividade dos seus preços “frente às principais alternativas de suprimento dos nossos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino”.