O designer de jóias, João Sebastião, nascido em Jauru-MT, faz sucesso com seus acessórios femininos usados por inúmeras famosas. Com apenas 27 anos adota um estilo mais "natureza", inspirando-se em tucanos, araras e onças. Segundo o designer, a influência de seu trabalho está muito relacionado a sua infância envolvida com artesanatos e alguns animais e aves. Já teve bichos de estimação exóticos como jaguatirica, tatu e araras. "Na minha época, onde eu morava era comum ter esses bichos em casa, disse".
A afinidade pelo trabalho começou quando era criança. Suas primeiras peças produzidas foram pulseiras trançadas com fios de telefone, brincos com “clips” e penas. Além disso, já fez brincos de penas que pegava dos próprios galos de uma fazenda. Os acessórios eram vendidos na escola entre R$ 5 e 10 reais. "Foi com a venda na escola que consegui comprar meu primeiro celular, contou o designer".
Com o passar dos anos, viajava muito para São Paulo com sua mãe e acabou conhecendo uma loja de aviamentos do seu tio. A localização do estabelecimento, na famosa Ladeira Porto Geral, região da rua 25 de Março, inspirou sua veia empreendedora de tornar seu trabalho de fato uma profissão.
João morou um tempo em Cuiabá e cursou faculdade de Arquitetura, mas não exerceu a profissão e mudou-se para São Paulo e dedicou-se aos acessórios. A ideia deu tão certo, que hoje já são seis coleções lançadas desde a primeira, que foi a “Pantanal” em 2012, onde trabalhou toda a riqueza do alagado em peças de couro. “Eu fiz a coleção e não tinha medo de ser cara de pau. Para divulgar, marcava pessoas influentes no Instagram, que entendiam do assunto e esperava ansioso por algum retorno”. Entre as pessoas que gostaram do trabalho estavam o estilista Alexandre Herchcovitch e a diretora da Vogue Brasil Donata Meireles.
Em questão de um ano de marca, o designer conseguiu sua primeira revista e foi emplacando uma atrás da outra. Suas peças já estamparam matérias nas revistas Cláudia, Glamour Brasil, Elle e foi um passo até ser entrevistado pela Lilian Pache, quando lançou a coleção “Bretagne”.
Atualmente, suas peças podem ser encontradas em diversos países como Japão, Estados Unidos, Portugal e Dubai. No Brasil, são 15 pontos de venda, inclusive um na rua mais visada do país, a Oscar Freire, em São Paulo. “Lá é uma vitrine para o mundo”. Em Cuiabá, ainda não existe uma multimarca que revenda os produtos, mas os interessados podem comprar pelo site da marca. “Estamos procurando uma loja bacana para fazermos uma parceria. Mas as pessoas não dão muito valor para o que é de casa”, lamenta.
O faturamento que começou com pouco mais de R$ 4 mil, hoje quase chega a casa dos R$ 100 mil e a meta para o ano é dobrar esse valor. “O segredo é distribuição. Temos novos pontos de venda e trabalhamos para a estruturação da imagem da marca”. Para isso, João conta com amigas famosas que usam seus acessórios como a cantora de Bélem do Pará, Gaby Amarantos, a rainha Alcione, Anitta que utiliza nos shows e nos clipes, Lorena Ly e muitas outras. “Além de divulgarem a marca, também se tornaram amigas”, conta.
E como o céu é o limite, o designer revela que não pretende parar tão cedo. Quando questionado sobre os próximos passos da marca, João revela que para o próximo ano fará um novo show room internacional, mas dessa vez ao invés do Japão, os países escolhidos serão os Estados Unidos e, posteriormente, a França. “Nas próximas semanas também estou lançando a linha “Traço”, uma coleção bem geométrica, na qual utilizo as cores preta, branca e Pink. A coleção foi desenvolvida especialmente para o inverno da Dhuo, uma marca de roupa de mulheres chiquérrimas”.
A história de João mostra que muitos podem alcançar os seus sonhos. O site Mato Grosso Econômico traz para você se inspirar que tudo é possível no mundo profissional e pessoal, basta acreditar. Acompanhe diariamente, fique por dentro das notícias e aguardem, pois em breve iremos trazer outras histórias de sucesso como essa.