Com a crise econômica e o alto índice de desocupação, o percentual de devoluções de cheques sem fundos de janeiro a maio foi alta em Mato Grosso, atingindo 2,61% , superando a média nacional que foi de 2,18% .
Segundo a Serasa Experian de Cheques Sem Fundosa média para o Centro-Oeste no acumulado dos cinco primeiros meses do ano é de 2,73% de devoluções sobre o total compensado.
Em maio a devolução de cheques foi de 2,49% do total de cheques compensados, menor que a devolução de 2,55% registrada em abril. Já em relação ao contabilizado em maio do ano passado, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no Mato Grosso havia sido de 2,83% do total de cheques compensados, mostrando o recuo anual da inadimplência considerando essa modalidade de pagamento no Estado.
Ainda considerando a performance do Centro-Oeste, Mato Grosso teve o segundo melhor índice da região, atrás apenas de Mato Grosso Sul, com 2,35% do total de cheques compensados. O Distrito Federal teve o maior índice de maio, com 3,64% das compensações devolvidas por falta de fundo, seguido por Goiás, com 2,72%.
No cenário geral nos cinco primeiros meses de 2017, a região Norte foi a que teve mais devolução, com 4,23%. O Sul teve o menor percentual com 1,82%.
Dos estados o que lidera é o Amapá com 18,69% de cheques devolvidos. Na outra ponta, São Paulo teve o menor percentual de devoluções: 1,73%.