O dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças, é também feriado nacional em alusão à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e por isso a data deve movimentar vários setores da economia mato-grossense, não apenas àqueles ligados diretamente às crianças. A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio em Mato Grosso (IPF/MT) aponta que pouco mais da metade dos mato-grossenses (53%) pretendem presentear na data.
Além dos presentes, cerca de 16% dos entrevistados irão levar as crianças para passear. Os locais pretendidos serão pizzarias (46%) e sorveterias (40%).
O presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a importância dos números e disse que eles são animadores, até mesmo em razão do feriado nacional. “Com certeza, a movimentação no comércio e serviços será maior nos dias que antecedem a data, por ser um final de semana. No entanto, outros números da pesquisa ainda nos deixam cautelosos”.
O alerta de Wenceslau Júnior ficou para os 31% dos entrevistados que afirmaram que não pretendem fazer nada. Desses, 28% alegaram estar desempregados, 22% preferem economizar e 18% pela questão financeira apertada. A maior parte (32%) foi por não ter alguém próximo.
A expectativa dos comerciantes esse ano é a venda do Dia das Crianças esse ano seja maior que 2019, pré-pandemia, segundo noticiado pelo Mato Grosso Econômico.
Para os que irão dar presentes, os tradicionais brinquedos ainda são maioria (65%), seguido de roupas (16%), calçados (12%) e aparelhos eletrônicos ((6%). As lojas de ruas também serão mais procuradas pelos consumidores (51%), em seguida vêm as de shopping (28%) e Shopping Popular (11%). Já o valor pretendido para gastos está em torno de R$ 172,20.
Com relação ao passeio, a média de gastos para comemorar a data está em R$ 134,40. “A flexibilização das medidas restritivas vão ajudar a impulsionar os estabelecimentos comerciais, um reflexo do aumento da vacinação em todo Estado, que já chega a 36,6% do total de imunizados tanto com as duas doses quanto a dose única da vacina contra Covid-19”, destacou o presidente da Fecomércio/MT.
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