O Dia das Mães está chegando e segundo pesquisa feita pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, 64% dos empresários acreditam em aumento do volume das vendas desse ano em relação à mesma data em 2021. No ano passado, na mesma data, apenas 31% tinham expectativa de aumento no volume das vendas em relação a 2020.
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, destaca a importância da data para movimentar o comércio. “Com os últimos dias antes do Dia das Mães, o comércio aposta nas vendas para a data, a segunda mais importante depois do Natal. Estamos muito otimistas”, completa.
A pesquisa também identificou que 49% dos empresários acreditam que os consumidores irão gastar mais neste Dia das Mães em relação a 2021, 20% esperam gastos iguais aos do ano passado e 31% esperam que o consumidor gaste menos em 2022. Conforme as expectativas dos empresários, o ticket médio para este ano será de aproximadamente R$ 185.
Para 57% dos entrevistados a maior parte das vendas deverá acontecer de maneira presencial, em lojas físicas. Todavia, a intenção em realizar compras on-line apresentou crescimento na comparação com Dia das Mães do ano anterior. Em 2021, essa expectativa era de 38% e este ano, atingiu 43%.
SETOR MAIS PROCURADO – Em primeiro lugar, o setor de tecidos, vestuário e calçados deverá ser o mais procurado no Dia das Mães como opções de presente pelos consumidores. Para 47% dos empresários, a data deverá representar entre 5% e 15% do faturamento de 2022. Para outros 14%, o Dia das Mães poderá representar mais de 15% das vendas este ano.
“Com a pandemia sob controle, os micros, pequenos, médios e grandes empresários estão esperançosos com a possibilidade de uma retomada econômica. Cerca de 65% desse público pretende realizar novos investimentos para alavancar as vendas. E 73% devem recorrer a linhas de crédito de bancos”, informa Flavio Calife, economista da Boa Vista.
Do mesmo modo, a pesquisa também questionou os empresários sobre o seu nível de confiança na retomada econômica após dois anos de pandemia: 66% afirmam estar confiantes, contra 48% no mesmo período em 2021.
Leia mais: Cadastro Positivo já inseriu mais de 38 mil mato-grossenses no mercado de crédito