Apesar do cenário econômico desafiador, o comércio deve registrar um importante movimento nas próximas semanas por conta do Dia dos Pais. Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que 106,3 milhões de consumidores pretendem presentear na data este ano. A expectativa é de uma movimentação financeira de R$ 27,13 bilhões nos setores de comércio e serviços em todo o país.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL/MT), David Pintor, destaca a importância da data comemorativa para o varejo local. “O Dia dos Pais é uma das datas mais relevantes para o comércio, e mesmo com uma leve retração no número de consumidores, os lojistas de Mato Grosso estão preparados para oferecer boas oportunidades. Acreditamos em uma movimentação expressiva nas lojas, principalmente nas físicas, que continuam sendo a preferência dos clientes”, afirmou.
De acordo com a pesquisa, 65% dos entrevistados têm a intenção de comprar presentes. Embora represente uma queda de 4,6 milhões de consumidores em relação ao ano passado, 31% afirmaram que pretendem gastar mais do que em 2024. Os principais motivos são a intenção de adquirir presentes de melhor qualidade (58%), comprar mais itens (36%) e o aumento dos preços (34%).
Em contrapartida, entre os que querem gastar menos, 49% justificam a decisão como forma de economizar, 38% relatam dificuldades financeiras e 30% afirmam estar com contas em atraso.
O valor médio de gasto por consumidor será de R$ 255, com intenção média de 1,7 presentes. Roupas (44%) lideram o ranking de itens mais procurados, seguidas por perfumes e cosméticos (34%) e calçados (31%).
Outro dado relevante é que 76% dos consumidores pretendem pagar à vista — principalmente via Pix (46%) e cartão de débito (18%). Já entre os que optarão pelo parcelamento, o cartão de crédito é o meio mais utilizado (30%), com média de 3,4 parcelas.
A pesquisa também revelou que 76% dos consumidores devem realizar as compras em lojas físicas, com destaque para shoppings centers, lojas de departamento e centros populares. A internet, no entanto, também terá papel relevante: 43% afirmam que comprarão online, principalmente via aplicativos e sites.
“É fundamental que os lojistas estejam atentos ao comportamento dos consumidores, especialmente no ambiente digital, que cresce como canal de pesquisa e compras. Mas as lojas físicas ainda têm forte apelo, sobretudo quando oferecem atendimento de qualidade, promoções e boas condições de pagamento”, pontua David Pintor.
Mesmo com parte dos consumidores enfrentando dificuldades financeiras — 35% afirmam estar com alguma conta em atraso —, a motivação de presentear permanece forte. Segundo o levantamento, os principais motivos para comprar são o desejo de retribuir o carinho dos pais (37%) e o entendimento de que o presente é um gesto importante (30%).
A FCDL/MT reforça a importância do planejamento e do consumo consciente. “Presentear é uma forma bonita de demonstrar amor, mas é essencial que isso aconteça dentro da realidade financeira de cada um. O comércio está preparado para atender todos os perfis, com variedade e opções acessíveis”, conclui Pintor.
SOBRE A PESQUISA – A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de junho e 7 de julho de 2025, com consumidores das 27 capitais brasileiras. Foram entrevistadas 910 pessoas para mensurar a intenção de compra, sendo que 600 continuaram o questionário completo. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais (p.p.) no total e de 4 p.p. entre os que têm intenção de compra.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo