Com a chegada do fim do ano e a alta temporada do setor de turismo, o dólar americano registrou em novembro um aumento de 20% no volume transacionado, em relação ao mês anterior. De acordo com o levantamento realizado pela Travelex Confidence, a moeda ficou no topo pelo sexto mês consecutivo, no ranking mensal das cinco principais moedas operadas pela corretora.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor do turismo deve movimentar R$ 155,87 bilhões entre novembro deste ano e fevereiro de 2024. “Mesmo com o crescimento na procura pela moeda norte americana durante os últimos meses, os patamares de 2022 ainda não foram atingidos. Mas o cenário segue positivo, para os próximos meses, a tendência é que o dólar americano continue em destaque e com um grande volume de operações no Brasil devido à alta temporada” analisa Jorge Arbex, diretor do grupo Travelex Confidence.
Enquanto o dólar americano continua com o protagonismo no mercado de câmbio, o euro segue na contramão e apresenta queda no comparativo com o mês anterior. Com o status de segunda moeda mais comercializada, a unidade monetária oficial da União Europeia (UE) teve uma queda de 20% no volume transacionado na comparação com o mês de outubro.
Leia também: Tendências do mercado de trabalho 2024 pedem profissionais especializados
Completando o ranking das cinco moedas mais comercializadas em novembro, a libra esterlina (GBP) figura na terceira colocação, enquanto o dólar canadense (CAD) e o dólar australiano (AUD) ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente. A moeda da Austrália volta a figurar entre as cinco principais transacionadas no recorte mensal, após o iene (JPY) ter assumido a quinta posição entre julho e outubro.
Confira o TOP 5 de venda de moedas de novembro comparado ao mês de outubro e o comparativo de 2023 em relação a 2022: