Pela primeira vez na história do calendário comercial duas importantes festividades estão se encontrando na reta final do ano: a Copa do Mundo e o Natal. Mais que esses dois atrativos ao consumo existe ainda pelo caminho a Black Friday que começou as zero hora de hoje e promete descontos de até 70%, 80% em alguns produtos. O tripé do consumismo tem a missão de fazer com que o comércio varejista tenho o maior saldo anual dos últimos tempos, para uns, superando até mesmo indicadores do período pré-pandemia.
Na internet, nas redes sociais, nos cartazes, nas propagandas e pelas ruas o apelo ao consumo lembra que a Black Friday chegou. Restrita ao e-commerce em seu primeiro ano no Brasil, 2010, hoje todos os segmentos lançam mão dessa estratégia, caiu no gosto popular. De concessionárias de automóveis, passando por construtoras, imobiliárias até o microempreendor individual que tem uma banquinha na principal rua do bairro. No comércio de Mato Grosso a estimativa é que somente a Black Friday – que se caracteriza como a maior temporada de descontos do comércio mundial – movimente mais de R$ 700 milhões.
Para o presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a Black Friday tem se tornado cada vez mais relevante para o comércio. “Os comerciantes entenderam o real sentido da data, concedendo grandes descontos para o consumidor, o que contribui para o aquecimento da economia diante da expressiva movimentação de renda”, afirma.
Conforme entidades mato-grossenses ligadas ao comércio, a expectativa é de que neste ano se registre o maior montante em vendas desde que a data foi inserida no calendário do varejo nacional, em 2010, com um faturamento de 1,1% maior que no ano passado. Nacionalmente, a previsão é que em 2022 a maior parte das vendas esteja concentrada nos segmentos de móveis e eletrodomésticos (R$ 1,09 bilhão) e de eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 920 milhões).
Em Mato Grosso, conforme a pesquisa do IPF/MT, a maioria dos consumidores vai investir na compra de itens de uso doméstico, alvo de 37% dos entrevistados, que também pretendem comprar roupas, calçados e acessórios (21% das menções), seguido de perfumes ou cosméticos (16%).
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado (Sincalco/MT), Junior Vidotti, a redução da inflação e a consolidação de compras por plataformas digitais ajudarão a elevar as vendas durante a Black Friday. “Sabemos que a Black impulsiona as vendas e com a queda da inflação a expectativa é que as lojas de calçados consigam preparar boas promoções para quem quer aproveitar a oportunidade. Para vendas virtuais temos observado que os itens mais procurados em sites são os tênis e botas, mas creio que em geral as vendas serão excelentes em todo o segmento calçadista”, ressaltou.
Aliás, as promoções e ‘queimas’ da chamada ‘Esquenta Black Friday’ vieram ainda mais cedo no Estado, neste ano, em outubro já havia promoções ofertando descontos além do habitual. Ano passado, ainda sob restrições da pandemia, a Black havia sido iniciada no começo de novembro.
A cada ano, o comércio físico adere à temporada de descontos. Shoppings, comércio de rua e serviços apostam alto na data, anunciam promoções, teto de descontos de até 80% e bom atendimento, tudo para garantir um saldo positivo com a data.
Pesquisa feita pela Offerwise em parceria com o Google constatou que 60% dos entrevistados pretendem realizar compras na Black Friday 2022. A pesquisa foi realizada em outubro deste ano com 500 pessoas das classes A, B e C, que declararam conhecer a Black Friday.
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BLACK NO BRASIL E NO MUNDO – A Black Friday teve início nos Estados Unidos, e hoje já é um fenômeno global, com participação da grande maioria dos países. A data teve uma forte adoção pelos brasileiros, e atualmente o Brasil é o 3º país que mais realiza pesquisa online sobre o termo Black Friday no mundo, o que revela o forte interesse do público a esta data comemorativa.
O Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos e Alemanha, primeiro e segundo do ranking, respectivamente. É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br com dados da Statista e SEM Rush sobre a Black Friday no Brasil e no mundo.
No Brasil, a Black Friday será comemorada oficialmente no dia 25 de novembro, apesar de diversas lojas já iniciarem as divulgações dos descontos e promoções antes desta data.
Na última edição da Black Friday no Brasil, foi gerado um valor recorde de mais de R$ 4,2 bilhões em vendas.
O valor médio de cada pedido foi de R$ 753 cada, um aumento de 15% em relação à edição anterior.
Segundo o estudo, já existem mais de 114 milhões de brasileiros que compram frequentemente online, e que no último ano, realizaram um total de R$ 205 bilhões em compras. Isto mostra que a Black Friday é uma tendência que ainda possui um potencial significativo de crescimento nas próximas edições.
MADE IN EUA – A Black Friday é o maior evento de descontos do comércio varejista dos Estados Unidos e é realizado todos os anos na sexta-feira após o feriado do dia nacional de Ação de Graças (Thanksgiving), chegou ao Brasil em 2010 e com poucos anos passou a ser a data de descontos mais esperada do calendário comercial. Começou apenas na internet e pouco a pouco se espalhou por grandes e pequenos estabelecimentos, até chegar às lojas de bairro e ao mercadinho da esquina.
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