Segundo projeções da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a criação de vagas de empregos temporários deve atingir o maior patamar em uma década, com mais de 110 mil contratações temporárias. De acordo com Fábio Bentes, economista sênior da CNC, isso vai se converter em farta oferta de vagas de emprego.
As empresas do setor de varejo já iniciaram o processo de contratação de funcionários em vagas de emprego temporário. As oportunidades são impulsionadas pelas datas comerciais mais aguardadas do ano, como o Dia das Crianças, Black Friday e Natal. As expectativas para o cenário econômico são otimistas, impulsionadas por uma inflação mais controlada, o início da queda nas taxas de juros e uma taxa de câmbio favorável nos últimos meses.
“Tudo leva a crer que vamos passar do patamar de 110 mil postos temporários abertos, o que é um patamar expressivo. Se olharmos a série histórica, o patamar mais alto foi em 2013, com 115 mil vagas de emprego temporário abertas. Com os juros e a inflação menores, certamente teremos o maior contingente de trabalhadores temporários para o período dos últimos dez anos”, afirmou Bentes, em entrevista a O Globo.
Leia também: Feira de empregos’ une entidades em iniciativa inédita para preenchimento de vagas
Embora os números definitivos para 2022 ainda não estejam disponíveis, a expectativa era de criação de 109,4 mil vagas temporárias de emprego no ano passado. Esse foi um ano atípico, marcado pela reabertura econômica após o período crítico da pandemia de Covid-19.
Durante a pandemia, muitos postos de trabalho no comércio foram fechados, mas com a reabertura, além das vagas típicas de fim de ano, muitas empresas também contrataram temporários para repor posições efetivas que haviam sido suspensas.
Caso as projeções para 2023 se concretizem, isso representará um aumento em relação ao ano anterior, com a CNC prevendo um aumento de 4% em comparação com 2022. Fábio Bentes acredita que esse cenário mais positivo é um alívio para o setor de varejo, que enfrentou várias crises ao longo da última década.