Infraestrutura pública e segurança são as principais exigências que moradores e empresários apresentaram à subprefeita do Centro Histórico da capital, Andrea Barros. Recém-empossada, ela participou de reunião com cerca de 20 representantes do movimento “Amigos do Centro Histórico”.
O encontro teve objetivo de criar um fórum de diálogo direto entre a representante do poder público municipal e pessoas que, diariamente, vivem e investem na mais antiga área comercial de Cuiabá. Além da subprefeita, participaram o vereador Rafael Ranalli, o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), Robinson de Carvalho Araújo e o secretário municipal de Obras de Cuiabá, Reginaldo Teixeira.
Há um conjunto de mais de 30 medidas sugeridas ainda em 2024 durante a campanha municipal para os então candidatos a prefeito de Cuiabá. A pauta foi apresentada e formalizada para o atual prefeito, Abílio Brunini.
Além da efetiva implementação do Plano de Gestão para o Centro Histórico de Cuiabá, elaborado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os empresários defendem outras medidas urgentes. Entre elas, um plano emergencial para a segurança e para a limpeza das ruas e a melhoria na iluminação pública.
A subprefeita Andrea Barros recebeu as reivindicações de forma positiva. “Foi muito proveitoso. Criamos um ambiente de união e parceria, e é disso que a cidade precisa. Não sou especialista na área, mas sou apaixonada pelo nosso Centro Histórico e vou fazer o possível e o impossível para reconstruí-lo. Espero que na próxima reunião possamos falar não do que vai ser feito, mas do que já foi realizado”, afirmou ela.
As propostas e demandas surgidas na reunião estão sendo levantadas pela subprefeitura para a consolidação de uma pauta de prioridades. Alguns dos pleitos foram acatados pelo vereador Rafael Ranalli, que se comprometeu a buscar ações emergenciais. “Tenho uma história pessoal com o Centro Histórico e estou junto nesse movimento para cobrarmos do prefeito soluções rápidas”, disse.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo