O Vale do Guaporé tem um imenso potencial e por isso, dezenas de empresas ligadas ao agronegócio se instalaram na região nos últimos anos. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Nilmar Miotto, mais de 30 já possuem atividades, muitas delas motivadas pela expansão, registrada nos últimos anos, das lavouras de soja, fazendo do vale a mais nova fronteira do agronegócio de Mato Grosso.
A região do Vale do Guaporé está entre os principais polos da produção agropecuária. No entanto, ao longo dos últimos anos foi registrado um grande crescimento na produção de soja, chegando a cerca de 100 mil hectares. “Há ainda um grande espaço para que a cultura da soja cresça em nossa região e as empresas já perceberam isso”, pontua Miotto.
Para assegurar uma melhor integração pecuária-lavoura, o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda realiza entre os dias 16 e 18 de maio a primeira edição da Oeste Rural Show, feira de negócios e tecnologia que pretende levar conhecimento e inovações do agronegócio para a região Oeste.
A intenção, de acordo com Miotto, é a de alavancar a região. “Sabemos que a nossa região é muito focada, que os produtores são muito bons no que fazem e a tendência é termos uma quantidade ainda maior de produtos e área plantada. A feira terá justamente este papel, de trazer gente de fora, novas empresas”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda.
Entre os temas a serem abordados estão perspectivas econômicas do agronegócio, integração lavoura pecuária e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da região. O evento irá reunir produtores rurais, profissionais e acadêmicos do segmento para proporcionar um espaço para intercâmbio de ideias e experiências sobre os assuntos que afetam o mercado agrícola e pecuário