O encontro hacker que aconteceu no Goiabeiras Shopping entre os dias 4 e 6 de novembro reuniu programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento durante uma intensa jornada de 54 horas de programação.
Tratou-se do primeiro evento hackathon do Estado, idealizado pela comunidade de Desenvolvedores de Mato Grosso (DevMT) com o apoio do Executivo mato-grossense, por meio do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), unidade vinculada à pasta de planejamento.
O encontro tinha como proposta aos participantes o desenvolvimento de soluções práticas para problemas comuns da população nas áreas da saúde, educação, segurança pública e comunicação com o Governo.
O desafio também propôs soluções tecnológicas e inovadoras para qualquer outra área que reforce a conexão entre o cidadão e a máquina pública. Vale destacar o mote dos idealizadores, adotado pelos participantes, “Hackeando o Governo. Conectando cidadão”. O grupo que apresentar a melhor proposta será anunciado e premiado ainda nesta noite.
De acordo com o secretário de Planejamento, Gustavo de Oliveira, desde o começo do governo Pedro Taques o apoio ao empreendedorismo e a inovação tem sido uma característica. “O GovHackMT é o primeiro evento voltado para hackear o Governo e faz parte de uma série de realizações e promoção de atividades que iniciaram em 2015, as quais inseriram Mato Grosso no cenário nacional de inovação e do empreendedorismo”, disse.
Na avaliação do diretor-executivo da MTI, Evaristo Georgio Fava, o Governo dá mais um importante passo para atender as demandas da população. Segundo Fava, os desafios propostos pelas secretarias de Governo tratam de áreas prioritárias e temas relevantes para o Estado.
Acompanhe abaixo o painel de desafios apresentado pelo Governo de Mato Grosso:
Educação
– Plataforma de interação com alunos;
– Diário de Classe em tempo real;
– Sugestões externas (acompanhamento das solicitações).
Saúde
– Base de dados (indisponibilidade de informação).
Segurança Pública
– Emergência interativa (prática do trote).
Comunicação e Governo Digital
– Aplicativos para serviços públicos.