Na manhã desta segunda-feira (30.01) foi lançada a feira de turismo FIT Pantanal 2017 no Centro Sebrae de Sustentabilidade em Cuiabá-MT. Estiveram presentes entidades públicas e representantes do setor turístico e empresarial, incluindo a Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso), Sindetur/MT, Sebrae/MT, Fecomércio/MT, Secretaria Adjunta de Turismo do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, deputados estaduais e federal, senador e Assessoria de Projetos e Parcerias da Embratur.
O objetivo do encontro foi lançar a FIT Pantanal 2017, uma das maiores feiras de turismo do Brasil, que será realizada de 20 a 23 de abril deste ano no Centro de Eventos Pantanal em Cuiabá/MT.
O superintendente do Sebrae Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, destacou à reportagem que o turismo possui mais de 50 segmentos e é muito importante para o desenvolvimento do estado. O Sebrae/MT terá uma programação extensa de capacitação voltada ao mercado nacional e internacional. “O caminho que estamos seguindo é o certo, da cooperação entre entidades como Sebrae, Fecomércio, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sindetur e as empresas que compõem o trade de turismo. Nós vamos primar pela qualidade dos expositores e além disso teremos algumas dinâmicas inovadoras, que neste momento não podemos falar, mas agregará de forma positiva ao evento”, disse o superintendente do Sebrae/MT, que ressaltou que as palestras oferecidas serão gratuitas.
“Um evento de tamanha grandiosidade não podíamos deixar de estar juntos apoiando. O sistema Fecomércio/MT, que integra o Sesc e o Senac, estará presente em todos os momentos desta grande feira. O Senac mostrará no evento a área de gastronomia que é um dos atrativos turísticos do estado”, disse Hermes Martins, presidente da Fecomércio/MT.
O secretário adjunto do Turismo de Mato Grosso, Luiz Carlos Nigro, ressaltou que a FIT Pantanal 2017 vai reunir diversos municípios com atrativos turísticos, para que eles possam divulgar seus produtos para os mato-grossenses, turistas e para o mundo inteiro também. “O tema da feira este ano é turismo e sustentabilidade. A ONU decretou 2017 como o ano do turismo sustentável e nós trabalhamos parcerias para falar de temas que reforcem este conceito tão importante, principalmente pelo turismo de Mato Grosso depender da preservação do meio ambiente para continuar oferecendo as belezas naturais”, destacou Nigro, que disse também, que a obra da Salgadeira da Chapada dos Guimarães está avançando. “Rompemos o contrato com a empresa que estava fazendo a revitalização do local, estamos trabalhando a readequação das planilhas orçamentárias para que possamos licitar no começo de abril e dar a ordem de serviço ainda no primeiro semestre de 2017 para termos pelo menos um dos lados da Salgadeira aberto até o final deste ano”, complementou o secretário.
“Mato Grosso já ensina como produzir de maneira sustentável e queremos cada vez mais reforçar isso em todas as áreas e o turismo é estratégico para o desenvolvimento regional e geração de emprego e renda”, disse Ricardo Tomcsyk, secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado ao Mato Grosso Econômico. Ricardo acredita na visita de investidores de outros países neste evento, pois é uma feira internacional. “Temos que trabalhar o potencial de Mato Grosso para que ele se transforme em realidade. Somente de verbas do Prodestur, que é uma linha do BNDES para infraestrutura de turismo, o Governo do Estado já captou em torno de R$ 200 milhões de reais, que estão sendo investidos em rodovias e pontes para que a gente tenha acesso aos pontos turísticos de forma mais segura e que estimule o desenvolvimento do setor, pois com isso expande pousadas, hotéis e atrações para o público em geral”, complementou Tomcsyk.
Porém um dos grandes desafios para o desenvolvimento do turismo é a questão da qualidade dos serviços, conforme ressaltou o chefe da Assessoria de Projetos e Parcerias da Embratur, Marco Antônio de Britto Lomanto, que entende que a dificuldade é em todo o Brasil. “Quando vemos países vizinhos como o Peru e o Chile e comparamos com o nosso, vemos a diferença dos serviços”, desabafou Lomanto que destacou a relevância da parceria do Sebrae neste evento com o apoio na capacitação e qualificação do setor de turismo.
Acompanhe as notícias de hoje do portal Mato Grosso Econômico. Clique aqui.