Presidente do Sindicado do Comércio Varejistas de Produtos Farmacêuticos do Estado de Mato Grosso (Sincofarma-MT), Hamilton Domingos Teixeira, afirmou que a pandemia do novo coronavírus impactou diretamente a venda de produtos farmacêuticos em Mato Grosso.
Em um primeiro momento, de acordo com ele, houve alta procura por medicamentos de higiene. Com isso, houve escassez dos produtos em muitos estabelecimentos comerciais, o que diminuiu as vendas.
“Tivemos um momento de incremento nas vendas no período de 17/03 a 25/03, muito fora do normal do setor, com o passar dos dias e meses, os atendimentos foram se normalizando, até atingirmos a falta de alguns produtos em vários estabelecimentos, como álcool gel, luva, máscaras, touca, por exemplo. Com isso, diminui-se consideravelmente as vendas no setor”, afirmou.
Teixeira também citou a venda de medicamentos on-line, como medida de manter o isolamento social para evitar a proliferação do vírus. Ele afirmou que os estabelecimentos investiram neste modelo para facilitar as vendas. Ainda, afirmou que o alto custo de testes para detectar o novo coronavírus fez com que a procura por estes medicamentos fosse baixa.
Leia mais: "Eu Escolho Mato Grosso" é campanha da Fiemt para incentivar o consumo de produtos locais