Entre os dias 25 e 30 de setembro, os presidentes dos Sindicatos Rurais de Paranatinga, Thomas Paschoal e de Canarana, Arlindo Cancian participaram do Estradeiro da BR-158. A expedição foi realizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) em parceria com o Movimento Pró-Logística.
Ao todo foram percorridos 1.700 quilômetros. O roteiro começou em Canarana, seguiu para São Miguel do Araguaia em Goiás, depois passou por Palmas no Tocantins, chegando até o Pará onde passou por Redenção e foi finalizado em Marabá.
A BR-158 é hoje uma importante alternativa para o escoamento da safra do Vale do Araguaia. Por meio dela, é possível direcionar a produção para o porto de Marabá, no Pará, que está a 500 quilômetros da região.
“A maior parte da nossa produção ainda é escoada via porto de Santos, que fica há mais de 1.500 quilômetros de distância. Com a 158 em boas condições, ganhamos uma opção para tornar o nosso produto mais competitivo”, explica o presidente do Sindicato Rural de Paratinga, Thomas Paschoal.
Segundo Paschoal, apesar da melhoria nas condições de trafegabilidade da BR, as pontes da rodovia ainda deixam a desejar. “Além da falta de asfalto, muitas delas estão sem cabeceira, o que é um perigo”, conta.
Esta é a terceira vez que o presidente do Sindicato de Canarana, Arlindo Cancian, participa da expedição pela BR-158. “Essa rodovia é o caminho para conseguirmos preços mais competitivos tanto para os nossos produtos como para o que compramos. Inclusive consegui insumos mais baratos este ano porque vieram do Maranhão”, diz Cancian.
Os participantes do Estradeiro também se reuniram com a empresa que presta serviço de balsas no Rio Araguaia, no Tocantins. Visitaram o terminal de grãos da VLI, em Porto Nacional no mesmo estado e as futuras instalações da Estação de Transbordo de Carga (ETC), em Marabá.