A semana será marcada por grandes eventos. Nesta segunda (18) o governador lançou o edital da Zona de Processamento de Exportação do Estado de Mato Grosso (ZPE). A primeira fase das obras tem valor inicial previsto de R$ 16 milhões.
Nesta terça (19) acontece o Fórum dos Governadores do Brasil Central no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. O evento contará com a presença do governador Pedro Taques e os chefes dos Poderes Executivos dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal. O grupo irá debater sobre planejamento, logística e desenvolvimento para o Brasil Central.
O Fórum terá início às 14h30, com uma reunião privada entre os governadores. Às 15h, será realizada uma entrevista coletiva à imprensa e, em seguida, uma reunião aberta.
Na quarta-feira (20) começa a Feira Internacional de Turismo do Pantanal que vai até dia 24 de abril. O evento, que irá promover e divulgar os produtos turísticos do Estado em âmbito nacional e internacional, deverá reunir mais de 100 mil pessoas e movimentar aproximadamente R$ 10 milhões.
Ainda na quarta acontece o encontro entre os países membros da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur): Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru. O encontro do bloco econômico ocorre nos dias 20 e 21 de abril, no Centro de Eventos Pantanal.
Na sexta-feira (22.04) começa a Caravana da Integração, com uma comitiva que contará com representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru. A caravana sairá de Cuiabá e seguirá até Arequipa, no Peru.
A Caravana da Integração vai intensificar os debates do Zicosur e, além de promover a integração com a região, a estratégia do governo estadual é fazer com que a produção mato-grossense ganhe uma saída pelo Pacífico, barateando os custos de transporte e chegando com mais agilidade à China, principal consumidora da produção do estado.
Além da logística, outros temas serão debatidos em busca de soluções conjuntas, por meio de exemplos de sucesso encontrados nas cidades, estados/províncias que serão visitadas pela comitiva coordenada pelo governador Pedro Taques. O primeiro ponto de parada será em Cáceres. Depois a comitiva passará pela Bolívia, Chile e, por último, o Peru.