De 30 de maio a 2 de junho, a Feira Internacional de Turismo (FIT Pantanal 2024), que acontece no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, está ofertando uma programação com diversas atrações que ocorrerão de forma simultânea. O evento também contará com extensa programação artística e cultural, além de muita culinária com pratos típicos da região.
Neste ano, a FIT traz o tema Turismo, Eventos, Agro e Negócios”. A edição é realizada em conjunto pelo Sistema Fecomércio-MT e governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a diversidade de atrações que serão oferecidas nos quatro dias de evento e que prometem atrair cerca de 75 mil pessoas. “Uma força-tarefa está sendo preparada para tornar este evento maior do que foi no ano passado. Uma extensa programação foi montada para atrair o público interessado em atuar nesse ramo, assim como para aqueles que queiram conhecer as belezas naturais e culturais da nossa região”.
A programação inclui atividades para interessados em aprimorar e adquirir novos conhecimentos com os temas relacionados ao turismo. Pela Aldeia do Conhecimento, serão ofertados capacitações, mesas redondas, palestras, workshops, painéis, oficinas e audiência pública. As atividades iniciam às 9h e seguem até às 18h.
Haverá, ainda, na parte da tarde, fóruns das cadeias produtivas da agricultura familiar e do turismo rural, que objetivam mostrar as oportunidades e os desafios do setor. A feira contará ainda com a participação de expositores da agricultura familiar, que no ano passado recebeu 100 mil visitantes e teve um faturamento de R$ 350 mil em vendas de produtos.
Também acontecerá no período da tarde encontros com gestores públicos de turismo, além de conversas com especialistas nas áreas de eventos, do turismo rural e da agricultura familiar.
Na parte cultural, a programação começa a partir das 18h30 e segue até às 20h45. São atrações culturais de grupos folclóricos, como da Associação Cultural Flor Ribeirinha, Associação Grupo Flor de Atalaia, Associação Grupo Flor do Campo, Associação de Siriri Flor Serrana, do Grupo Mascarados de Poconé, além de diversos outros do interior do estado.