Procura por passagens de ônibus intermunicipal deve aumentar cerca de 50% no Terminal Rodoviário de Cuiabá no período de Carnaval, com início no sábado (2) até quarta-feira (6) de Cinzas.
De acordo com o presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), Fábio Calmon, com a grande procura por viagens intermunicipais, aumenta também a fiscalização para garantir, dentre outros focos, a gratuidade da tarifa para idosos com idade igual ou superior a 60 anos que ganham até 2 salários mínimos.
Calmon explica que toda empresa do sistema intermunicipal deve reservar, no mínimo, 2 assentos a esse público, conforme prevê a Lei Estadual n° 8.823/08. Todavia, é importante que o idoso faça a reserva antecipadamente.
Ainda segundo o presidente da Ager-MT, todos os passageiros devem planejar a viagem, comprar com antecedência o bilhete, chegar antes do horário previsto para o embarque, evitando assim transtornos.
“Isso gera mais tranquilidade, até porque o carnaval é um período excepcional, no qual a demanda naturalmente aumenta. Em Mato Grosso, a maioria das pessoas viaja para ver a família no interior”, ressalta.
No período as empresas também são autorizadas a disponibilizar horários e veículos extras para atender a demanda. Além disso, fiscais monitoram o andamento das rotas, se estão em conformidade e as condições dos ônibus.
O representante da empresa de transporte intermunicipal Novo Horizonte, Ricardo Budtiner, acredita que o grande fluxo de passageiros ocorra na sexta-feira (28). A empresa tem rotas de Cuiabá para municípios do norte do Estado, como Alta Floresta e Guarantã, além de linhas entre cidades do sul de Mato Grosso, destacando itinerário para Rondonópolis, Primavera do Leste, Jaciara e Campo Verde.
Leia Mais sobre Carnaval
Comércio de Cuiabá aquece vendas de fantasias e adereços no Carnaval 2019
Economia de Cuiabá espera incremento de 4% e movimentação de R$ 80 milhões durante o Carnaval 2019
Veja 3 ideias pra pular o Carnaval sem gastar muito
Quer curtir o Carnaval sem gastar muito? Veja aqui umas dicas