“O futuro dos alimentos e bebidas: tendências, novos segmentos e modelos de negócios” foi o tema de abertura do ciclo de palestras do Fórum Sebrae de Negócios, realizado nessa quinta-feira (15/08) no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá. Denominado “Competências para acessar novos mercados” e voltado exclusivamente para empresários, fornecedores, exportadores, consultores, pesquisadores e estudantes, o evento teve o objetivo de debater o futuro e as tendências do setor de alimentos, bebidas, varejo e comportamento dos consumidores no Brasil e no mundo.
O setor está em constante transformação e acessar e acompanhar este mercado exige muita criatividade, inovação e persistência, especialmente dos pequenos empreendedores.
Atualmente, a tendência do consumo de alimentos no mundo é baseada em cinco pontos: Conveniência e Praticidade; Saúde; Sensorialidade e Prazer; Inovação; Sustentabilidade e Ética.
Dentro destes cinco pontos destaca-se a busca por alimentos e produtos orgânicos, naturais, artesanais, com procedência e produzidos de forma sustentável.
Sempre atenta às tendências do mercado e do consumo, as grandes empresas produtoras e distribuidoras mundiais de alimentos, como Unilever e Nestlé, têm buscado adquirir pequenos negócios e empreendimentos que ofereçam ao consumidor alimentos considerados mais naturais e saudáveis.
Até mesmo empresas que atuam em outros ramos estão entrando no mercado de alimentos e bebidas. Carlos Tarrasón, que proferiu a palestra “O futuro dos alimentos e bebidas: tendências, novos segmentos e modelos de negócios”, deu como exemplo a Amazon (que começou vendendo livros e hoje comercializa quase todos os tipos de produtos, tendo transformado seu fundador no homem mais rico do mundo), que recentemente adquiriu a Whoole Foods, uma rede americana de mercados de produtos orgânicos com 500 lojas nos EUA.
“Os grandes do mercado de alimentos e bebidas estão adquirindo pequenos empreendimentos, buscando dar ao consumidor o que ele procura e buscando suprimir a concorrência. Competir com eles de igual para igual para o pequeno empreendedor é difícil, exige criatividade. Um pequeno, quando vai concorrer com um grande, tem que concorrer de forma diferente”, disse o palestrante, especialista em desenvolvimento de projetos econômicos em países da América Latina e da Europa.
Ele deu como exemplo dois produtos em franco crescimento no mundo, café e o sorvete. O mercado de café movimenta, atualmente, 80 bilhões de dólares no mundo, enquanto que no de sorvetes a cifra chega a 60 bilhões de dólares. Somente a rede de café Starbucks fatura anualmente 56 bilhões de dólares, porque além de café, comercializa também alimentos.
O café vive um momento de valorização, em que sua degustação passou a ser uma experiência, como já acontecia com o vinho. Isto gerou uma série de oportunidades de negócios envolvendo o produto, como pequenas lojas e cafeterias locais apresentando resultados excepcionais e rápido crescimento, em poucos anos passando de um pequeno estabelecimento para redes com várias lojas.
“O mercado está em constante evolução e transformação. As demandas mudam. Novas demandas são criadas e novos negócios são gerados. O empreendedor precisa estar atento às mudanças para manter seu negócio e produto interessante ou para entrar em um novo negócio”, aconselhou Carlos Tarrasón.
Fórum Sebrae de Negócios
O Fórum Sebrae de Negócios reuniu especialistas de renome no mercado e empresários que se destacam no setor de alimentos e bebidas. A programação teve o objetivo de fazer com que os empreendedores e profissionais identifiquem competências que precisam ser adquiridas para atender ao público nessa era da inovação, que pesquisa mais antes de comprar e que tem acesso a muitas informações para consumir um determinado produto. A programação também incluiu uma rodada de negócios com ofertantes locais e nacionais e compradores de sete países.