O mercado de franquias manteve no 3º trimestre de 2021 sua trajetória de recuperação registrada nos trimestres anteriores, agora de forma mais estável e até superando levemente o desempenho do mesmo período de 2019. É o que mostra a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo o estudo, feito em parceria com a empresa de pesquisas AGP, o faturamento no 3º tri de 2019 foi de R$ 47,20 bilhões, passou a R$ 43,95 bilhões no ano passado e chegou a R$ 47,38 bilhões de julho a setembro deste ano. A variação foi de -6,9% de 2019 para 2020 e de +7,8% para 2021. Do 3º tri de 2019 para o 3º de 2021, houve um crescimento de 0,4%.
Na região Centro-Oeste, o cenário é semelhante e aponta um crescimento de 10,7% no faturamento geral do setor, com mais de R$ 4,2 bilhões de receita. O dado é superior à variação do ano passado, frente a 2019, que foi de -5%. Do 3º tri de 2019 para o 3º de 2021, houve um crescimento de 5,6%. Já em número de unidades, o mercado da Região expandiu mais de 8,1%, com 14.925 operações.
A maioria dos pontos da Região está concentrada nos mercados de Serviços e Outros Negócios (22,9%), Alimentação Food Service (17,7%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,3%), o que demonstra a diversidade e a versatilidade do franchising do Centro-Oeste.
As pesquisas da ABF e sondagens com redes de todo o País indicam que este movimento está muito ligado à gradual retomada da atividade econômica e da vida social, com o consumidor retomando hábitos até mesmo em áreas como alimentação fora do lar e turismo. No 3º trimestre, já estava bem adiantada a agenda de liberação das restrições relativas à Covid-19, inclusive com um retorno mais robusto das aulas presenciais. Os shoppings vêm registrando recuperação na movimentação de pessoas, assim como os aeroportos. De outro lado, os canais digitais se mantêm aquecidos, principalmente no delivery, e temos uma convivência entre atividades e serviços online e presenciais, conforme o contexto de cada rede, cidade e mercado.
Para a diretora da Regional da ABF Centro-Oeste, Claudia Vobeto, o mercado de franquias da Região confirmou ser resiliente, forte e capaz de se adaptar rapidamente. “Temos uma força no agronegócio, mas também no varejo e serviços. O sistema de franquias se adaptou ao cenário e as redes vêm retomando suas estratégias de expansão. De outro lado, investidores e profissionais vêm buscando opções de investimento e ocupação, por isso estamos percebendo o impacto positivo na economia nesse período”, declara a diretora.
Leia também: Mato Grosso registra segundo maior faturamento do setor de franquias no Centro-Oeste
DESEMPENHO DOS SEGMENTOS – O segmento com maior variação no 3º tri foi o de Turismo e Hotelaria, com uma recuperação de 19,5%. A retomada das viagens é o principal impulsionador – existe uma grande demanda reprimida e mudanças consideráveis de sazonalidade – mas é importante ressaltar que a comparação se deu com uma base bastante deprimida em 2020.
Em seguida, vêm Saúde, Beleza e Bem-Estar, e Casa e Construção com crescimentos de 14,9% e 13,4%, respectivamente. Esses segmentos vêm apresentando um desempenho mais robusto, registrando crescimento mesmo ao longo de 2020. Os impulsionadores de cada um se mantêm: a ressignificação do lar – que continua a receber mais investimentos – associada ao aquecimento da construção civil de forma geral e à atenção ao cuidado pessoal.
Em relação aos empregos, de acordo com a pesquisa, o setor no Centro-Oeste gerou cerca de 123 mil empregos diretos nos meses de julho, agosto e setembro. Isso representou um crescimento de 11,1% frente ao mesmo período do ano passado.