A ClearSale projeta que mais de 4,55 milhões de pedidos sejam realizados no comércio eletrônico entre os dias 1º e 12 de junho, período que antecede o Dia dos Namorados. Desses, estima-se que mais de 50 mil transações sejam alvo de tentativas de fraude, o que pode gerar prejuízos superiores a R$ 51 milhões. O ticket médio estimado por tentativa é de R$ 1.021.
As estimativas indicam que aproximadamente 1,10% das compras no período podem ser fraudadas. Os golpes se concentram, principalmente, em produtos com alto valor agregado ou apelo emocional — características comuns dos presentes escolhidos para a data.
De acordo com o levantamento, ano passado entre as categorias mais visadas pelos golpistas estavam celulares, com 3,39% de tentativas de fraude e ticket médio de R$ 2.601; eletrodomésticos, com 2,83% e ticket médio de R$ 2.781; serviços, com 2,49% e valor médio de R$ 210; alimentação, com 1,80% e ticket de R$ 232; e artigos esportivos, com 1,72% e média de valor de R$ 630.
“O Dia dos Namorados é uma das datas que mais movimentam o varejo, o que naturalmente atrai a atenção dos fraudadores. Como há um forte apelo emocional, os consumidores costumam buscar presentes mais elaborados, e isso aumenta o risco. Por isso, é essencial que tanto lojistas quanto clientes redobrem a atenção ao realizar compras online”, explica Matheus Manssur, Superintendente comercial da ClearSale
Para evitar prejuízos, a ClearSale recomenda que os comerciantes fiquem atentos a sinais de comportamento suspeito, como compras com valores muito altos ou vários itens de preço elevado em uma mesma transação, endereços de entrega diferentes dos de cobrança e e-mails com erros de digitação. O investimento em soluções antifraude que analisam o perfil do comprador e seu comportamento em tempo real é uma das estratégias mais eficazes para evitar transtornos.
Já os consumidores devem priorizar sites oficiais das marcas, optar por formas de pagamento seguras, como o cartão de crédito, buscar referências em sites como o Reclame Aqui e Procon, além de desconfiar de preços muito abaixo da média de mercado.
A estimativa da ClearSale considera apenas pedidos realizados em lojas de e-commerce 100% monitoradas pela empresa. São classificadas como tentativas de fraude todas as transações identificadas como suspeitas ou confirmadas.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo