Mais um país reabre importações de carne brasileira, Hong Kong, mas 13 países ainda mantém o embargo a carne do Brasil, o que não deve perdurar por muito tempo. Até porque são 21 plantas frigoríficas que estão sob investigação da Polícia Federal, não são todas. E aqui em Mato Grosso, nenhuma.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), já reabriram mercado para as carnes brasileiras a China, Chile, Egito, Coréia do Sul, Barbados e Hong Kong.
O governo federal tem procurado conversar com os países mostrando que apesar de alguns frigoríficos serem irregulares, a qualidade da carne não está comprometida em todo o país, visto que a inspeção e a liberação da carne é rigorosa.
Segundo o MAPA, os países da Argélia, Jamaica, Trinidade e Tobago, Pananá, Qatar, México, Bahamas, São Vicente e Granadinas, Granada, São Cristóvão e Névis, Marrocos, Zimbábue e Santa Lúcia estão com suspensões temporárias e pedidos de informações.
No caso de Santa Lúcia, além da suspensão temporária, foi solicitado recall de produtos no mercado interno.
Enquanto tudo não se resolve, o mercado de carne está amargando prejuízos. Em Mato Grosso em torno de 12 plantas frigoríficas na última semana suspenderam as suas atividades, sendo 10 da JBS, uma da Navi Carnes (Barra do Bugres) e uma da Agra Agroindustrial (Rondonópolis).
E a arroba do boi também está em queda.