Nesta quinta-feira(16) e amanhã dia 17 de junho, representantes do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) participa da Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne (Intercorte) etapa São Paulo, na Fundação Bienal São Paulo, localizada no Parque do Ibirapuera, na capital paulista.
O Imac contará com um estande na feira. No local, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo), que formam o conselho do Imac, irão apresentar o instituto e discutir os desafios da cadeia produtiva da bovinocultura de corte com pecuaristas de todo o país.
Na sexta-feira (17.06) o presidente do Imac, Luciano Vacari, participará do painel Políticas Públicas da Carne, quando apresentará o projeto e os objetivos do Instituto.
Encerrando o evento, haverá um o Leilão Pecuária Solidária, em que será servida aos convidados carne de Mato Grosso.
De acordo com o presidente do Imac, Luciano Vacari, o Intercorte é um dos principais eventos da pecuária no país e será o grande lançamento oficial em nível nacional do Instituto, criado em março deste ano.
“O Imac foi lançado durante a etapa do Intercorte em Cuiabá, no mês de março. Agora, vamos apresenta-lo na etapa de São Paulo, que é a capital econômica do país. Será a oportunidade de apresentar ao consumidor como se produz carne de qualidade e promover uma reflexão com o setor”.
O secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, ressalta que a participação do Imac no Intercorte faz parte da estratégia inserida nas atribuições do instituto. “Uma delas é a de promover a carne de Mato Grosso em feiras e eventos nacionais e internacionais e a participação no Intercorte marca o início deste trabalho”.
Intercorte
A Intercorte em São Paulo reunirá na Bienal projetos, como uma etapa do Circuito Intercorte com palestras e painéis de discussão, feira de negócios com empresas de referência do setor, Caminho do Boi, Beef Week, Show Corte, Exposição Arte do Boi, Livraria Cultura do Boi e Leilão Pecuária Solidária.
Instituto
Estado que detém o maior rebanho bovino do Brasil, com 29,2 milhões de animais, Mato Grosso é o primeiro Estado do país e o sexto no mundo a lançar um instituto voltado para a produção de carne.
O Imac é um Serviço Social Autônomo, de interesse coletivo e de utilidade pública, vinculado à Sedec. Tem entre suas fontes de receita recursos provenientes de convênios, acordos e contratos celebrados com entidades, organizações e empresas, públicas ou privadas, contribuições de pessoas jurídicas de direito público e privado, entre outros.
Atribuições do Imac
Promover a carne de Mato Grosso; definir critérios para tipificação da carne; articular com entes públicos e privados nacionais e/ou internacionais o desenvolvimento de ações que promovam a carne de Mato Grosso e estudos para a melhoria da carne; realizar parcerias por meio de convênios com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), com o objetivo de capacitar os produtores rurais da agricultura familiar; desenvolver pesquisas e tecnologias para padronização de carcaças e melhorias na qualidade da carne; promover atividades de orientação ao consumidor, baseadas em pesquisas de mercado; fomentar o desenvolvimento de produtos e a rastreabilidade da carne são algumas das atribuições do Imac.