O imposto federal PIS/COFINS sobre o óleo diesel aumentou 11 centavos, ontem. Em outubro, haverá um novo aumento de mais 3 centavos.
O efeito da reoneração de 11 centavos, para o consumidor final, contudo, pode variar, a depender da flutuação dos preços dos produtores, distribuidoras e postos.
A reoneração anunciada pelo governo Lula é para compensar a perda de arrecadação com o programa de renovação da frota de veículos lançado em junho. Ao todo, portanto, o imposto sobre o óleo diesel terá um aumento de 14 centavos a partir de outubro.
Sem a alteração, a desoneração do diesel retira em 32,7 centavos a tributação do litro do combustível: são descontos de 35,15 centavos sobre o litro do diesel A (o fóssil) e 14,8 centavos sobre o biodiesel (que representa 12% da mistura do produto vendido na bomba).
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De acordo com dados da última análise do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, mostra que Mato Grosso fechou o mês de agosto com os maiores valores de bomba da região para o litro do diesel S-10 e da gasolina: R$ 5,880 e R$ 5,960, respectivamente.
Ainda conforme os dados, Mato Grosso registrou altas de 7,34% no valor do diesel comum, na comparação com os dez primeiros dias de agosto. O diesel S-10 majorou 8,49%, gasolina ficou 2,41% mais cara e o etanol hidratado ficou, segundo o IPTL, inalterado.