O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) acaba de lançar o “Manual de Qualidade da Fibra da Ampa” visando orientar produtores e técnicos das fazendas atendidas pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) na produção de uma fibra de melhor qualidade.
No texto de abertura, o presidente da Ampa, Alexandre Schenkel, fala sobre a importância de o produtor de algodão mato-grossense estar atento à qualidade da fibra como "um fator imprescindível na disputa por mercados", o que inclui a preocupação com a concorrência das fibras sintéticas.
"Qualidade de fibra é um conceito complexo que exige cuidados do início ao fim do processo produtivo: da escolha das variedades utilizadas até a primeira etapa do beneficiamento realizado em nossas fazendas ou em usinas operadas por cooperativas ou terceiros. A busca pela qualidade inclui cuidados no manejo das lavouras e na segurança, envolve capacitação da mão de obra e questões tecnológicas que ilustram bem o nível de sofisticação da cadeia produtiva do algodão", alerta.
Com 343 páginas, o manual está disponível para download nos sites do IMAmt e da Ampa. Ele foi publicado com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), que também apoia o programa Qualidade da Fibra do Algodão no Estado de Mato Grosso.