A pesquisa que monitora a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá segue crescendo em outubro, com o oitavo mês de alta consecutiva do seu índice, totalizando 102,5 pontos. O levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF/MT) mostra que o patamar também segue, pelo terceiro mês consecutivo, acima dos 100 pontos, o que não era registrado desde junho de 2015.
O crescimento mensal da pesquisa foi de 1,2% e, em relação ao mesmo período de 2022, já está 31,41% maior, quando o índice computava abaixo de 80 pontos, o que mostrava uma percepção de insatisfação por parte do consumidor cuiabano.
A alta do índice já há oito meses consecutivos e a sua permanência na zona de satisfação são reflexos de uma economia pujante na capital, assim como no estado. Tal condição ajuda a impulsionar os diversos setores produtivos, principalmente comércio e serviços, aponta a pesquisa.
Entre os subíndices observados na pesquisa, os que mostraram crescimento foram Momento para Duráveis (8,6%), Nível de Consumo Atual (5,3%), Renda Atual (2,0%) e Emprego Atual (1,2%). Já entre os que apresentaram queda, aparecem a Perspectiva Profissional (-3,7%), Compra a Prazo (Acesso ao crédito) (-0,8%) e Perspectiva de Consumo (-0,4%).
Com relação ao Emprego Atual, 54,5% disseram estar mais seguros, além disso, 50,7% afirmaram ter uma perspectiva profissional positiva, o que segundo o instituto, são aspectos importantes para a segurança do consumo e a manutenção de renda das famílias, onde mais da metade atribuíram respostas confiantes.
O consumo das famílias é o fator de maior peso no crescimento do país, o que ocorre também em Mato Grosso, por isso, a observação de maior confiança no emprego, renda e nível de consumo atual para Cuiabá fortalece a economia local.
Segundo a pesquisa, contínuo crescimento na pesquisa indica uma retomada do consumo, o que está atrelado a fatores como a alta no componente Momento para Duráveis, que tende a gerar movimentações econômicas ainda maiores, apesar de o Acesso ao crédito ser observado mais difícil.
É o que pode ser observado no componente que verifica a Renda Atual, onde 53% dos respondentes disseram que está melhor do que na comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda assim, 41,5% afirmaram que o Acesso ao crédito está mais difícil no momento atual, além disso 57,9% responderam que estão consumindo menos atualmente.
INTENÇÃO DE CONSUMO BRASILEIRO – Com pontuação de 104,2 pontos, o índice nacional tem avanço mensal de 1,48%, com o subíndice de perspectiva profissional sendo o único a apresentar queda, de -0,4%, e entre os aumentos, há destaque para o Momento para Duráveis, com 4,7%, depois a Perspectiva de Consumo, com 2,3% de crescimento sobre o mês de setembro.