Mato Grosso segue sendo destaque nacional na abertura de empresa. O Estado, que ocupa a segunda posição no ranking de tempo de abertura de empresas no Brasil e possui 100% de seus municípios integrados à Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), recebeu a visita de presidentes das Juntas Comerciais de sete estados. Eles vieram a Cuiabá para conhecer de perto o trabalho eficiente desenvolvido pelo governo estadual na Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat).
Os presidentes das Juntas Comerciais dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, estiveram no Palácio Paiaguás, e tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do sistema de coleta de dados e informações da Jucemat, além do atendimento ao público e da plataforma digital da junta.
O governador Mauro Mendes destacou a importância da eficiência pública, transparência e planejamento das ações governamentais para proporcionar serviços de qualidade à população. Ele ressaltou a evolução da Jucemat ao longo dos anos, enfatizando que antes o estacionamento do órgão estava sempre lotado devido à grande demanda por atendimento presencial, enquanto hoje, graças a um sistema moderno, a abertura de empresas pode ser concluída em apenas sete minutos, como em Várzea Grande.
Leia também: Desenvolve/MT já liberou mais de R$ 21 milhões em apoio aos empreendedores
Manoel Lourenço, presidente da Jucemat, ressaltou que o Estado oferece atendimento digital para diversos serviços, como a emissão de alvarás para os 141 municípios mato-grossenses. A agilidade na emissão de alvarás de funcionamento para novos estabelecimentos, totalmente integrada e automatizada, sem papel e burocracia, possibilita a abertura de uma empresa em Mato Grosso em apenas sete minutos, uma conquista significativa.
Carolina Monteiro, presidente da Junta Comercial do Ceará (Jucec) e presidente da Redesim Conectada, elogiou o atendimento ao público empresarial e a integração da Jucemat com os municípios, destacando que o órgão se tornou um exemplo para outras Juntas Comerciais.
Durante a reunião de trabalho, o grupo definiu o planejamento para o próximo convênio que será assinado no ano seguinte, reforçando a parceria e a busca contínua por melhorias na abertura de empresas e no ambiente empresarial em seus respectivos estados.