Desde a última quinta-feira (20), alguns postos de combustíveis de Várzea Grande iniciaram novo movimento de baixa de preços nas bombas, reduzindo o litro do etanol hidratado a R$ 2,99. A queda confirma a alta volatilidade do biocombustível no mercado local, como já noticiada nesta semana, aqui no MT Econômico. Com a redução ao consumidor final, o etanol sustenta a vantagem econômica sobre a gasolina, levando em conta a relação 70/30.
Ainda que alguns postos de Várzea Grande tenham aderido ao R$ 2,99 por litro, a maior parte dos revendedores oferta a matriz com preços entre R$ 3,17, R$ 3,19, R$ 3,25, R$ 3,27 até R$ 3,39. Ente o maior preço encontrado na sondagem semanal do MT Econômico e o menor, a diferença por litro chega a R$ 0,40. Em uma ‘tanqueada’ média de 50 litros, a economia pode ser de até R$ 20.
Em relação à competitividade do etanol, a R$ 2,99, o preço de bomba representa cerca de 55% do cobrado pela gasolina (R$ 5,29/R$ 5,35 nos postos em que o etanol caiu para R$ 2,99), assegurando o patamar recomendado de que o valor de bomba ao hidratado fique em até 70% do preço por litro do derivado de petróleo.
TICKET LOG – A última análise do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa, apontou que, no período de 1º a 13 de julho, o preço do litro do diesel comum foi comercializado a média de R$ 5,04, com uma redução de 1,56%, ante junho. Já o diesel S-10 foi comercializado à média de R$ 5,13, após o recuo de 1,35%, em relação ao mês anterior.
Nenhuma região brasileira apresentou aumento no preço do diesel S-10 e apenas a região Norte registrou acréscimo para o diesel comum, de 0,53%, encerrando os primeiros dias do mês a R$ 5,70. Os postos nortistas também apresentaram as médias mais altas para os dois tipos, com o S-10 comercializado a R$ 5,51.
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As reduções mais expressivas para o tipo comum foram identificadas nas bombas de abastecimento do Sudeste, onde o preço do litro ficou 1,77% mais barato e fechou o período a R$ 4,99. Já a região Sul apresentou a maior redução para o tipo S-10, de 1,39%. Os postos sulistas também se destacaram no ranking das médias mais baixas para ambos os tipos de diesel, com o comum comercializado a R$ 4,93 e o S-10 a R$ 4,96.
“Aumentos no preço dos dois tipos foram identificados em Estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, de 0,39% para o tipo S-10 como é o caso da Bahia, que fechou com o litro a R$ 5,13, até 4,82% registrado em Roraima, que fechou com o comum a R$ 6,74″, aponta Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil.
O preço médio mais alto para o diesel comum foi identificado em Roraima, a R$ 6,74. Já o diesel S-10 mais caro foi encontrado nos postos de abastecimento do Amapá, a R$ 6,33.
Os postos da Paraíba lideram o ranking da redução mais expressiva para o diesel comum, de 8,19%, que fechou o período de 1º a 13 de julho a R$ 4,93. Já o maior recuo para o tipo S-10 foi localizado em Alagoas, onde o preço do litro ficou 2,60% mais barato, vendido a R$ 5,25.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log.