Os lojistas do Shopping Popular passarão a atender no estacionamento do próprio centro comercial, local se se manteve preservado da destruição do incêndio ocorrido no mês passado. A informação foi revelada pelo presidente da associação, Misael Galvão, em seu Instagram, no final de semana.
“Já informei aos associados, ao governo de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Cuiabá que definimos que onde iremos ressurgir é no estacionamento do Shopping Popular. O governo estadual está de prontidão para que auxiliaremos nessa parceria para fornecer tendas provisórias”, disse o presidente.
Inicialmente, por sugestão da Prefeitura de Cuiabá, os comerciantes iriam para o campo gramado do Complexo Esportivo Dom Aquino. No gramado seria feita uma estrutura semelhante às de exposições e feiras, com estandes compartilhados ao invés de barracas. No entanto, o projeto foi rejeitado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).
O órgão emitiu um posicionamento contrário à instalação no campo, por defender que o local é “de uso comum do povo” e a utilização dele por parte dos camelôs não atende aos “fins e interesses da coletividade”.
Em nota encaminhada à imprensa, assinada pela 17ª Promotoria de Justiça Cível – Defesa da Ordem Urbanísticas, disse que mesmo de forma temporária, a instalação fere direitos regidos por lei no município e por isso vai contra a medida. A sugestão do Ministério Público é que a instalação dos empresários seja feita no estacionamento do próprio centro comercial, que também é uma área pública e não foi atingida pelo fogo.