O Mato Grosso Econômico traz para você que o ministro Blairo Maggi ouviu que a Hunan Dakang, gigante chinesa do agronegócio, deseja expandir sua atuação no Brasil aumentando inclusive os investimentos em Lucas do Rio Verde onde a empresa tem participação em negócios no município.
Segundo a Revista Veja, as empresas japonesas já tem uma atuação forte por ali. A Sogitso, por exemplo, tem uma associação com a companhia Cantagalo, de Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar. Agora é a vez das chinesas. Outra que vai aumentar sua participação por aqui é a Cofco Agri, controlada pela estatal de alimentos da China.
Na viagem a China, Maggi propôs um acordo para a criação de um grupo formado por diplomatas do consulado brasileiro e técnicos dos dois países a fim de facilitar a entrada de produtos brasileiros na China e vice-versa. O ministro considera a região do Cantão, província visitada por ele, estratégica, já que tem um PIB de US$ 1,7 trilhão. No ano passado, Cantão movimentou US$ 1 trilhão em comércio exterior.
Ji Jiaqi, chefe do governo da província, disse que o Brasil é o segundo maior parceiro comercial do Cantão, atrás apenas dos Estados Unidos. Ele propôs ao ministro Blairo Maggi um aumento da cooperação na área da segurança alimentar, principalmente no que se refere a gestão de riscos. Esta parceria, na visão do governo de Cantão, se daria através de universidades e centros de pesquisa, como, por exemplo, a Embrapa. Blairo aceitou e orientou o presidente da Embrapa, Mauricio Lopes, presente no encontro, para iniciar as conversações com os chineses.
Blairo Maggi lembrou que o presidente Temer deverá ir à China no próximo ano, atendendo convite do presidente Xi Jinping feito durante o G20. Uma das questões que estão sendo tratadas pelos dois governos é uma mudança nos critérios do governo chinês para a seleção de empresas brasileiras aptas a exportar. "Precisamos rever esta questão, porque muitas empresas do agronegócio estão de fora e, se forem incluídas, poderemos aumentar significativamente a oferta de produtos com preços ainda mais competitivos", argumentou.