A movimentação de passageiros nos quatro maiores aeroportos de Mato Grosso apresentou aumento de 37% em relação a 2021, considerando apenas a aviação comercial. No total, mais de 3,3 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram durante o ano de 2022.
De acordo com a Centro-Oeste Airports (COA) o movimento de aeronaves também aumentou 22% em relação ao ano anterior, com mais de 48 mil pousos e decolagens no ano passado. Estão sob a concessão da COA os aeroportos Presidente João Batista Figueiredo (Sinop), Maestro Marinho Franco (Rondonópolis), Piloto Osvaldo Marques Dias (Alta Floresta) e Marechal Rondon (Várzea Grande).
O aeroporto de Sinop registrou a maior movimentação de passageiros da sua história, com mais de 308 mil pessoas, aumento de 80% em comparação a 2021. A movimentação de aeronaves também cresceu, com mais de 2,6 mil aviões passando pelo empreendimento, aumento de 67% em relação ao ano anterior.
Já no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, o aumento no movimento de passageiros foi de 38%, também em comparação ao ano anterior. O número de aeronaves foi de mais de 44,3 mil, crescimento de 21%.
O aeroporto de Rondonópolis teve aumento de quase 16% no número do movimento de aeronaves (520 passaram por lá em 2022) e registrou aumento de 32% no movimento de passageiros, com mais de 42,6 mil pessoas embarcando ou desembarcando no terminal.
Leia também: Pagamento do alvará com desconto de 20% deve ser feito até amanhã, em VG
No aeroporto de Alta Floresta o crescimento foi de 8% no número de passageiros, com quase 55 mil pessoas embarcando e desembarcando no local. Mais de 610 aeronaves passaram pelo aeroporto em 2022, crescimento de 15,76% em relação a 2021.
INVESTIMENTOS – Em outubro do ano passado, Marco Antônio Migliorini, CEO – Diretor Presidente da COA – Centro-Oeste Airports anunciou investimentos da ordem de R$ 350 milhões no Aeroporto Internacional Marechal Rondon em obras de revitalização, recuperação e melhoria na capacidade de atendimento de passageiros, sejam eles empresários ou turistas, como para aqueles que direta ou indiretamente trabalham para as diversas empresas que atuam dentro da estrutura que é a porta de entrada e saída para Mato Grosso.
“Várzea Grande e Mato Grosso estão no radar de grandes investidores por causa de suas posições geográficas estratégicas e a oferta de meios de transportes eficientes e por causa do agronegócio e isto nos estimula a investir em uma melhor prestação de serviços aeroportuários”, explicou Marco Antônio Migliorini.
O CEO da COA ponderou que as obras deverão aquecer a economia local e atrair novos investidores interessados no crescimento do Estado e de suas cidades.
As estimativas são de até 1,2 mil vagas de empregos gerados direta e indiretamente com as obras e melhorias do Aeroporto Internacional Marechal Rondon.