Um mapeamento do Ministério do Turismo (MTur) realizado na rede hoteleira de Cuiabá e Várzea Grande aponta que dos 86 hotéis existentes, 52 estão irregulares.
Ou seja, 65% dos estabelecimentos não estão cadastrados no sistema nacional do órgão federal, o Cadastur. A fiscalização está sendo feita na “Operação Verão Legal” para que essas empresas regularizem sua situação, conforme a coordenadora de Fiscalização do MTur, Larissa Peixoto.
A ideia é formalizar o setor em todo o país. A fiscalização já foi feita em 11 capitais, entre elas São Luís e Brasília.
Segundo Larissa, o cadastro é obrigatório em lei para meios de hospedagens, agência de turismo, transportadoras turísticas, guias de turismo, parques temáticos, organizadoras de eventos e acampamentos turísticos para que o cliente possa consultar no www.cadastur3.turismo.gov.br para verificar se o estabelecimento está cadastrado e regularizado no Ministério do Turismo.
No Estado, serão fiscalizados ao longo desta semana 34 hotéis, que ficam na capital, e 18, em Várzea Grande. “A Secretaria de Turismo fez um mapeamento dos meios de hospedagens que contêm alguma irregularidade e a gente vai verificar. Vamos focar nos que estão irregulares”, frisou.
Segundo o MTur, o trabalho de fiscalização, iniciado em setembro de 2017, já tem surtido efeitos nos números do Cadastur. Em dezembro de 2017 foram identificados 64.591 cadastros, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.