O levantamento do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF/MT) mostrou a tendência de contratação de funcionários para este fim de ano, que deve atingir mais de 6,3 mil novos empregos no estado. A expectativa econômica de aquecimento do consumo para as datas comemorativas que ocorrem no fim do ano elevou em 2% a taxa de empregos temporários no comparativo com o ano anterior, que foi de 6,2 mil.
As vagas temporárias são direcionadas aos segmentos que possuem uma dinâmica aquecida no fim de ano, principalmente o comércio e serviços, que veem a movimentação saltar nesse período, voltando essas vagas para atendimento ao público, vendedores, serviços administrativos e outros.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a taxa de efetivação é positiva, com a previsão de que 12% das vagas temporárias se tornem efetivas no início de 2024.
Segundo análise do IPF/MT, o aumento na expectativa de vagas temporárias está conectado ao avanço do mercado de trabalho no estado, assim como nas perspectivas de gastos no fim do ano, em que as famílias se mostram mais dispostas a consumir.
Conforme o Instituto ainda, consumo das famílias se mostra aquecido em 2023, como mostra o acumulado de janeiro a agosto das pesquisas mensais do comércio (PMC) e serviços (PMS) do estado, que cresceram 3,2% e 18,1%, respectivamente, no comparativo com o ano passado.
Leia também: Empregos temporários devem somar maior patamar da década: 110 mil vagas
Além disso, há um avanço no emprego do estado, fazendo com que mais pessoas em idade para trabalhar estejam no mercado de trabalho. Esse cenário colocou a taxa de desemprego de Mato Grosso como a segunda menor do país, de 3%, a menor taxa desde o início da série histórica do IBGE, em 2012.
Aspectos econômicos, como a diminuição da inflação, mercado de trabalho aquecido e perspectivas positivas das empresas, gera uma tendência de aumento no consumo, que por sua vez mostra uma tendência de maior movimentação durante as festividades em 2023, completa o levantamento.
OUTRA PESQUISA – No começo desta semana, o Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) divulgou sua projeção acerca de empregos para este final de ano. Conforme a entidade, Mato Grosso deverá ofertar 4.300 vagas de empregos temporários. Desse total, cerca de 40% devem ser efetivados.
Ainda em relação às vagas temporárias para as vendas de fim de ano, a CDL Cuiabá estimou que que essas novas oportunidades de trabalho serão ofertadas em maior parte nos segmentos do comércio e serviços. Dessa projeção inicial de 4,3 mil novos postos, 1.300 devem ser disponibilizados somente em Cuiabá.