Mato Grosso está a cada dia mais se empenhando para trazer investidores externos para o estado. Nesta terça-feira (01.03), membros do poder público se reuniram na embaixada raniana, em Brasília com o embaixador do Irã no Brasil, Mohammad Ali Ghanezadeh. Participaram do encontro o governador Pedro Taques, o senador José Medeiros e os deputados federais Fábio Garcia e José Augusto Curvo.
Na ocasião, foi mostrado o potencial produtivo e turístico de Mato Grosso. O embaixador se mostrou aberto para as relações com o Estado e destacou que a relação do Brasil com o Irã já dura mais de 100 anos. Ghanezadeh convidou o governador para um encontro que reunirá empresários iranianos em maio, em Brasilia. O convite foi prontamente aceito pelo chefe do Executivo matogrossense.
Retribuindo o convite, Taques chamou o embaixador para vir a Mato Grosso acompanhado de empresários iranianos. O governador afirmou que o Irã é um importante mercado que o estado poderá acessar após o fim do embargo econômico mundial que existia em relação ao país, que se manteve até o mês passado. “O Irã é um país com 80 milhões de habitantes. A importância disso é que se exportamos mais, teremos indiretamente mais impostos no estado que poderão ser usados na construção de mais escolas, hospitais e estradas”.
O governo estadual recebeu no ano passado várias delegações estrangeiras, o que faz com que Mato Grosso se torne conhecido por sua capacidade econômica fora do eixo Rio-São Paulo. “Criamos uma assessoria internacional e temos mostrado nossas potencialidades. Podemos ainda ganhar no turismo, na cooperação cultural. Também estamos estruturando para no mês de julho mandar estudantes mato-grossense para estudar línguas em outro países como forma de desenvolver nossa cultura, terra e povo”, afirmou Taques.