Dados da Serasa mostram que Mato Grosso, em comparação com os outros estados, ocupa o 5º lugar em número de pessoas endividadas, com 50,22% da população adulta em inadimplência, segundo indicadores referentes a março de 2023. Para potencializar essa realidade, na prática, grande parte das famílias mato-grossenses está superendividada.
Quase 80% das famílias brasileiras têm com dívidas, é evidente que muitos lares estão lutando para equilibrar suas finanças. Certamente, isso pode levar a um ciclo vicioso de empréstimos, pagamentos mínimos e juros acumulados, aumentando ainda mais o fardo financeiro.
Entre os estados com o maior nível de endividamento chama à atenção o Rio de Janeiro, que passa a ocupar a primeira posição do ranking: Rio de Janeiro (52,65%), Amapá (52,44%), Amazonas (52,32%), Distrito Federal (51,13%) e Mato Grosso (50,22%). Outro destaque é que nestes cinco estados mais da metade da população considerada pela pesquisa está endividada.
Leia também: Endividamento da população cuiabana recua pela primeira vez no ano
O estudo da Serasa mostra ainda que em março desse ano 43,43% da população brasileira com mais de 18 anos estava inadimplente, o que representa 70,71 milhões de pessoas (alta de 0,26% em relação ao mês anterior). O dado divulgado no “Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil” traz o alerta sobre a situação, pois nunca houve tantas pessoas com contas em atraso. É considerado inadimplente quem deixou de pagar alguma conta em 90 dias.
No levantamento mensal da Serasa para apresentar os principais dados sobre a inadimplência no Brasil é trazido que o valor total das dívidas soma R$ 334,5 bilhões com um valor médio de R$ 4.731,62 por pessoa.
Na série histórica iniciada em novembro de 2016, o número atual supera março de 2020, que marcou 41,20%, quando a economia estava paralisada pelo avanço da pandemia de Covid-19.