As notícias são sempre bem-vindas, quando são ótimas, óbvio. O mercado de vendas de veículos usados e seminovos se mostra em crescimento. Neste mês de março, que geralmente, nem de longe, é o mês considerado como de recuperação do ano, obtivemos um surpreendente crescimento nas vendas, pelo menos diante de tanto pessimismo atribuído a essa nova fase política que se estabeleceu após as últimas eleições no Brasil.
Se era mau agouro, não sabemos, mas uma reflexão podemos fazer sobre os carros usados em 2023. Inicialmente e de forma ainda substancial e não tão estrita, ao vermos os números realizados, vender usados em 2023, pode deixar de ser uma preocupação eminente para um possível desaquecimento do mercado. Os resultados, deste mês de março, não deixam dúvida de que algo está acontecendo de positivo. Muito porque, ser otimista não custa nada, ainda mais quando se trata de economia e por se estar sustentado sobre dados fidedignos que nos mostram, de fato, um grande desenvolvimento do setor em relação a fevereiro.
Em março de 2023, em Mato Grosso, foram vendidas 34.305 unidades de veículos usados contra os 25.938 de fevereiro, obtendo-se 32,3% de crescimento, sendo 20.931 deles, automóveis comuns e comerciais leves, comparado aos 16.105 do total das vendas em fevereiro com um, excelente, crescimento médio de 30,45%. Os Caminhões, identificados pela pesquisa como “comerciais pesados”, obtiveram o maior crescimento percentual, registrando 44% de aumento nas vendas com 1.348 unidades comercializadas contra 936 do mês de fevereiro. As motocicletas não decepcionaram também, foram 10.696 motos usadas vendidas superando em 33,3% o mês de fevereiro com 8.026 motos usadas vendidas. Quando comparado os anos de 2022 e 2023, no mesmo mês de março, houve um crescimento de 9,8% para este ano. Já, no acumulado do ano de 2023, contamos com 88.967 unidades vendidas, ultrapassando num total de 10.671 unidades, as vendas realizadas, em relação ao ano passado, no mesmo período, calculado um crescimento, no acumulado do ano, em 13,6%. A média diária de vendas por unidade passou de 1.365 emplacamento em fevereiro para 1.492 unidades em março, com uma evolução de 9,3%, de acordo com estudo da Fenauto.
Ao tratarmos dos números por Estados do Centro-Oeste, Mato Grosso vem na vice-liderança regional, com segundo maior crescimento percentual, somente atras de Brasilia, e em números reais de vendas, apenas atras de Goiás, um Estado com população muito superior à nossa. Crescemos e vendemos muito bem neste março de 2023. Os carros usados entre 4 e 8 anos foram os mais vendidos, seguidos pelos veículos entre 0 e 3 anos de uso, e na sequência pelos com uso acima de 13 anos e por fim, os entre 9 e 12 anos. Porém, esta divisão ficou muito equilibrada, sendo que, os com uso entre 0 e 3 anos obtiveram o maior crescimento.
Os modelos mais vendidos, como geralmente tem acontecido, foram, o Gol com 1.755 unidades, o Uno com 1.059 unidades, o Corolla com 969 unidades, o Onix com 815 unidades e na sequência, o HB20, Palio, Voyage, Prisma, Ka, e o Celta, fechando os 10 mais vendidos em Mato Grosso. Já nos modelos comerciais leves, a Strada foi vitoriosa com 1.430 unidades vendidas, seguida pela S10, com 1.166 unidades, Hilux com 856, Saveiro com 516 unidades e completando os 10 mais vendidos, a Toro, a Amarok, Ranger, L200, a nossa querida F.1000 e por fim, a Montana.
Sabemos que os números não mentem, antes de tudo, ter em mente, que a perspectiva de mercado nos surpreende sempre, afinal a economia é um movimento, existem fatores que provocam mudanças imediatas e possíveis, e mesmo, até ditas, impossíveis, mas que acontecem. Para nós que vivemos do setor, e aqueles que gostam de acompanhar, ou envolvidos indiretamente nos negócios do carro usado, há de se pontuar que não devemos desistir de pensar positivo. É a única certeza, devemos viver com felicidade profissional. Atender bem, com verdade e amor ao que se faz. Sorrir é o diferencial na venda. O carro usado é uma ótima opção e será sempre mercadoria, pelo menos enquanto houver o zero km, que um dia será, fatalmente, um atraente veículo usado.
Ricardo Laub é administrador, mestre em História, professor e presidente da Agenciauto-MT.
Veja abaixo estudo Mercado de Seminovos e Usados da Fanauto: