Apesar da previsão de queda de 0,5% na produção da safra 2015/2016, Mato Grosso deve responder sozinho por quase um quarto do total de grãos produzidos em todo o país. A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que o estado produza 51,4 mil toneladas de grãos neste ano, o correspondente a 24,74% da produção nacional.
A área plantada aumentou, passando de 13,5 milhões de hectares na safra anterior para 13,7 milhões de hectares. No entanto, deve haver uma queda na produção de grãos no estado. Já no Brasil, a produção de grãos está estimada em 210,5 milhões de hectares, que representa um crescimento de 1,4% em relação à safra anterior.
A soja, que ocupa mais de 56% da área cultivada do país, é responsável pelo aumento da área plantada. Segundo a Conab, apesar de problemas pontuais, como atraso de plantio e falta de chuvas, a estimativa é de crescimento na produção, podendo atingir nesta safra uma colheita de 102,1 milhões de toneladas no país.
No estado, de acordo com a Conab, a safra de soja deve aumentar 0,9% em 2016. De 28 mil toneladas, deve saltar para 28,2 mil toneladas na próxima safra. De acordo com os produtores, a falta de chuva deve afetar a produtividade e que a soja precoce deve ser a mais afetada. A produtividade média do estado deve atingir 3 kg por hectare. Uma queda de 1,3% em relação à safra anterior.
Ainda conforme o órgão, a comercialização da soja no estado está estagnada há algumas semanas devido à estiagem, que resultou na imprecisão do grão a ser colhido. As maiores variações ocorreram nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sinop, Campo Verde e Primavera do Leste.
Outros grãos
Já o algodão em pluma deve apresentar leve aumento na produção. Na safra 2015/2016, o estado deve colher 925,7 mil toneladas do produto. Na última safra, foram colhidos 921,7 mil, ou seja, deve haver aumento de 0,4 %.