O mercado automotivo brasileiro registrou aumento na desvalorização dos veículos usados em setembro de 2025. É isso o que apontam os dados do Índice Webmotors. Segundo o levantamento, os carros seminovos e usados apresentaram queda de -0,477% nos preços, ampliando a desvalorização em 0,069 ponto percentual em comparação a agosto, quando o índice havia registrado -0,408%.
Após ter sido o único estado do país a registrar deflação no mês de agosto, Mato Grosso liderou a valorização de automóveis usados em setembro, com alta de 2,12% sobre o mês anterior, de acordo com o IBV Auto, índice do banco BV que acompanha a variação de preços de veículos leves usados no Brasil. No acumulado de 12 meses, o estado também se destaca com avanço de 6,77%, acima da média nacional de 5,84%.
“Esses números evidenciam que os mercados regionais possuem dinâmicas próprias de formação de preços, determinadas por fatores como renda média, composição da frota e intensidade das transações. Essas particularidades ajudam a explicar por que determinados estados apresentam valores distintos da média nacional, reforçando a importância de análises segmentadas para compreender a evolução do mercado de usados no Brasil”, afirma Jamil Ganan, diretor de Negócios de Varejo do banco BV.
Já o mercado de veículos zero quilômetro mostrou maior estabilidade, com desvalorização de apenas -0,150% em setembro, representando um pequeno aumento na depreciação em relação ao mês anterior, quando o índice foi de -0,117%. Esse comportamento indica uma pressão ligeiramente maior sobre os preços dos veículos novos, possivelmente relacionada às estratégias comerciais das montadoras para estimular vendas no final do terceiro trimestre.
“Os números de setembro revelam um mercado em transição, com comportamentos distintos entre os segmentos. Enquanto observamos uma pressão maior sobre os preços dos usados, o que pode representar oportunidades para compradores finais, os veículos elétricos usados mostram uma recuperação interessante, sinalizando uma possível estabilização desse mercado após meses de ajustes”, analisa Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors. “Estamos atentos a esse movimento, especialmente no segmento de tecnologias alternativas, que continua em processo de amadurecimento no Brasil”, completa.
No segmento de veículos com tecnologias alternativas, os carros elétricos zero quilômetro apresentaram queda de -0,492% em setembro, com aumento na depreciação comparado aos -0,388% registrados em agosto. Os elétricos usados mostraram desvalorização de -0,818% em setembro, contra -1,474% no mês anterior, representando uma redução de +0,656 ponto percentual na depreciação.
Os híbridos zero quilômetro registraram desvalorização de -0,149% em setembro, uma redução na depreciação em comparação aos -0,194% de agosto. Já os híbridos usados mantiveram-se praticamente estáveis, com desvalorização de -1,019% em setembro contra -1,006% no mês anterior, indicando uma consistência na percepção de valor desses veículos no mercado secundário.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo



