Pesquisa do Sindicato de Habitação em Mato Grosso (Secovi-MT) evidenciou que as vendas no mercado imobiliário de Cuiabá tiveram uma queda expressiva em março, se comparado ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com os dados, foram 4,39% de queda nos valores e de 15,35% nas unidades vendidas. Apesar disso, no primeiro trimestre de 2020, foram comercializados 1.874 mil imóveis em Cuiabá, o que movimentou R$ 655,1 milhões.
Ao todo, a soma dos três primeiros meses é positiva. Contudo, o último mês (março), quando aconteceu o início da pandemia do novo coronavírus no Estado, evidencia que houveram consequências no mercado imobiliário.
Imóveis comercializados entre janeiro e março registraram variação positiva de 16,38% sobre os R$ 547,747 milhões faturados no primeiro trimestre de 2019. Em comparativo com o ano passado, houve também aumento de 1,17% sobre as unidades vendidas.
"Analisando com calma a gente percebeu que no comparativo entre março de 2019 e março de 2020 – lembrando que tivemos um decreto do Município no dia 21 de março, mas na semana anterior a gente já estava numa expectativa de mercado mais fechado – nós tivemos uma queda comparativa com o ano passado de 4.39%", afirmou o presidente do Secovi, Marco Sérgio Pessoz.
Leia mais: Indústria da construção civil foi duramente afetada em abril, de acordo com CNI