Mato Grosso está com saldo negativo conforme aponta Indicador de Registros de Inadimplentes da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) que mostra que os níveis de inadimplência no Estado superaram as médias registradas pela entidade no Centro-Oeste e no país.
De janeiro a maio, o índice de inadimplência cresceu 6,4% em MT, em relação ao mesmo período do ano passado. Na região Centro Oeste o crescimento foi de 1,2% e no país recuou -0,1%.
Comparando maio deste ano com o ano passado, Mato Grosso teve alta de 9,9%, enquanto houve retrações de -0,1% do Centro-Oeste e de -3,4% no país.
De abril para maio, a inadimplência no Estado subiu 0,9% – mais que os 0,8% registrados na capital, Cuiabá -. No Centro-Oeste o indicador apontou alta de 0,5%, mesmo percentual contabilizado na média nacional.
Em Cuiabá o Indicador de Registros de Inadimplentes aumentou 0,8% na comparação mensal de maio contra o mês anterior. No resultado acumulado, a inadimplência cresceu 4,5%, enquanto na variação anual (mesmo mês do ano anterior) o indicador, em maio, elevou 5,7%.
A recuperação de crédito aponta incremento de 0,1% na comparação mensal de maio contra o mês anterior, em Cuiabá. Já no valor acumulado, a recuperação cresceu 6,9% enquanto na variação em relação a maio do ano anterior, o indicador cedeu 2,6%.
Mesmo assim comerciantes estão confiantes com a recuperação da economia.