O Mato Grosso Econômico traz para você hoje um artigo sobre marketing digital do Leandro Magalhães, Consultor de Marketing Digital. Confira:
Costumo dizer que vivemos uma era em que até na missa o padre fala de redes sociais. Qualquer palestra, independente do tema, o palestrante em algum momento vai falar “o mundo mudou”, ou “as novas tecnologias mudaram a nossa maneira de viver”, “as novas gerações já nasceram conectadas” e quando a pauta é empreendedorismo: “o futuro dos negócios está na internet”. Resultado disso tudo? Uma corrida desenfreada das empresas na busca de um perfil nas redes sociais.
Como Consultor de Marketing Digital, particularmente, acho esse movimento excelente. Há 8 anos atrás eu precisava convencer os anunciantes que era importante também investir em digital, hoje preciso convencê-los de que o marketing digital não é a solução de todos os problemas de uma empresa. Problemas com um vendedor despreparado ou uma fachada mal feita, não são resolvidos com um belo post no Facebook. Aliás, pouco se resolve com um simples post no “face”.
Tenho dado esse alerta para alguns estudantes e profissionais que estão começando na publicidade. Cuidado com o que se promete! A publicidade “tradicional” funciona e dá resultado para os anunciantes há pelo menos 100 anos. O Marketing Digital, neste formato que trabalhamos, não tem 20 anos de história, no estado de Mato Grosso talvez não tenha dez. Ou seja, ainda estamos precisando provar o nosso valor. Se o empresário investir todas as suas fichas em uma campanha digital e não olhar para todo o composto de marketing como logística, atendimento, promoção, precificação, comunicação interna, entrega e pós-venda, por exemplo, ele pode estar dando um tiro no pé. E o pior, vai falar que mídia digital não dá resultado.
Certa vez a agência de propaganda em que trabalhava levou um relatório de monitoramento do Facebook para um grande shopping da capital com várias reclamações sobre o banheiro anexo ao cinema. O marketing do shopping olhou assustado aquelas infinitas reclamações na página e perguntou: O que a gente faz?! Como se buscasse uma solução para o problema ali no Facebook. O que deve ser feito? Arrumar o banheiro do cinema. É isso que deve ser feito. O problema está no banheiro e não no Facebook com as milhares de reclamações.
Ter um bom site, anúncios estratégicos no Google e Redes Sociais atualizadas é sim muito importante, e sim pode fazer a diferença no faturamento. Mas não é a única solução e em muitos casos nem deve ser a prioridade, mesmo sabendo que “o futuro dos negócios está na internet”.
Leandro Magalhães | Consultor de Marketing Digital
fb.com/leandromkt
leandromkt2@gmail.com