O e-commerce está cada vez mais competitivo. Prova disso são os números da pesquisa Painel de Consumidores, do Opinion Box, que indicou que 77% dos internautas fazem buscas no Google até chegar ao produto desejado; 69,7% dos consumidores informaram que pesquisam produtos por meio do campo de buscas e, quando a busca não gera os resultados esperados, 75,6% procuram em outro site.
“Isso mostra que, cada vez mais, as empresas de comércio eletrônico precisam estar atentas às tendências mais relevantes para se manterem competitivas”, afirma Marcelo Dantas, CEO da Estrela10, loja virtual de departamentos. Segundo ele, ser estratégico e aproveitar as tecnologias disponíveis é fundamental para ganhar relevância entre os consumidores. “O ano de 2023 caminha para ser um período de consolidação de ferramentas já conhecidas pelo público, mas que ainda exigem aperfeiçoamento”, diz o especialista em e-commerce.
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Confira cinco tendências importantes para vender online, destacadas pelo CEO.
1 — Compras por dispositivos móveis
Os consumidores brasileiros estão entre os maiores adeptos do mobile shopping do mundo, de acordo com o estudo The 2022 Global Digital Shopping Playbook, elaborado pela Cybersource e pela PYMNTS.
Essa análise também demonstrou que 24% desses consumidores usaram seus aparelhos para comparar preços em tempo real e 23% usaram para procurar cupons e descontos válidos. No total, estima-se que 20 milhões de consumidores no Brasil usaram seus smartphones na última vez que fizeram compras presenciais.
“Isso mostra que é importante proporcionar experiências de compra integradas, virtuais e presenciais, que garantam fluidez e segurança para o consumidor”, acredita Dantas.
2 — Compras por redes sociais
As empresas estão usando as mídias sociais para promover seus produtos e serviços, gerar relacionamentos com os clientes. “Para ter sucesso em sua estratégia, elas investem agora na criação de conteúdo relevante, interessante e informativo para os consumidores em redes como Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp — sempre com o objetivo de ampliar as conexões com seu público-alvo, além do constante crescimento na utilização do marketing de influência para fortalecer as vendas e tornar o catálogo do lojista ainda mais palpável diante do consumidor”, explica ele.
3 – Inovações para pagamentos
O e-commerce é conhecido por oferecer a possibilidade de diversos meios de pagamento. O cartão de crédito é um dos meios mais utilizados, mas o PIX também muito apreciado pelos brasileiros, assim como o boleto. Para Dantas, é interessante integrar a loja virtual a vários meios de pagamento online, oferecendo conveniência ao consumidor. “Isso pode ser feito de várias formas: com a ajuda de um intermediador de pagamento, por gateways de pagamento, por provedor de Serviços de Pagamento (PSP) e ainda por contratos com adquirentes”, ensina ele.
4 – Presença em marketplaces
Esta é uma estratégia que vem rendendo muitos frutos para as lojas que conseguem ter presença em vários shoppings virtuais. Afinal, é um modelo de negócio que já funciona em todo mundo e que oferece muitos recursos aos varejistas. Entre eles, maior visibilidade, com campanhas de marketing estratégicas, escalabilidade e grande volume de vendas.
5 — Uso de Inteligência Artificial
Entre os principais usos dessa tecnologia no e-commerce atualmente estão as vitrines de recomendação de produtos e a busca inteligente. Esses recursos proporcionam personalização e melhora da experiência de compra para os usuários; e, consequentemente, aumento da taxa de conversão de vendas da loja virtual.