Pela 12ª vez no Brasil, acontece o Dia da Liberdade de Impostos (DLI), 14 estados e o Distrito Federal participarão da data. A ação liderada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) será realizada amanhã (24), empresários e sindicatos das cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis irão aderir à iniciativa. O objetivo é chamar a atenção da população sobre a alta carga de impostos e apoiar a simplificação tributária do Brasil.
Segundo os valores informados pelo Impostômetro, os Mato-grossenses pagaram quase R$ 1 bilhão a mais em impostos este ano em relação a 2017. Ainda de acordo com o Impostômetro, de 1º de janeiro, até ontem (22.05), os contribuintes estaduais transferiram ao poder público mais de R$ 12 bilhões em forma de impostos.
A carga tributária brasileira está entre as mais elevadas do mundo, corresponde em média, a 41% do rendimento bruto de cada cidadão. Ações como esta é uma forma de demonstrar para os contribuintes o quanto uma alta carga tributária impacta diretamente no valor dos produtos e serviços e também no poder de compra da sociedade como um todo.