Entre os dias 14 e 15 de março empresários e colaboradores do Sindicato da Indústria de Reciclagem e Resíduos Industriais, Domésticos e de Pneus do Estado de Mato Grosso (Sindirecicle-MT) participaram da oficina Empreendedorismo Corporativo na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá.
“Empreendedorismo é desenvolver a sociedade através da criação de riqueza. Para isso é necessário explorar o potencial humano. Abrir espaço para a criatividade, aproveitar as oportunidades e vencer as dificuldades”. É o que explicou o consultor e proprietário da Barros&Barros Consultoria, Jorge Barros durante a oficina.
O evento teve o objetivo de desenvolver características empreendedoras nos participantes. Com atividades práticas para exercitar a criatividade e o comportamento em público.
Para a proprietária da Recapadora Trevão, que atua há 22 anos no bairro Jardim Maria Isabel, Elza Araújo, a oficina demonstrou novas maneiras agir dentro da empresa e aplicar mudanças na estrutura. “Percebi que é preciso melhorar a relação entre colaboradores e gestores, para que o negócio caminhe em união”, disse a empresária, que trouxe dois funcionários para participar do evento.
A oficina agiu baseado em um estudo feito pela Organização das Nações Unidas (Onu), que cita as 10 características de um empreendedor de sucesso. São elas, busca de oportunidades e iniciativa, persistência, arriscar, exigir eficiência, comprometimento, estar informado, ter metas, planejar, poder de persuasão, independência e confiança. Também nos métodos de gestão ‘swot’ e ‘smart’.
No método ‘swot’ é definido pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades. No gerenciamento denominado ‘smart’, o participante tem de planejar o que fazer, como fazer, quanto custa, quando e quem fará uma determinada ação na empresa. Para o consultor, a oficina é um estudo para antecipar fatos e criar oportunidades de negócios. “O empreendedor não pode desistir diante de obstáculos, precisa assumir desafios e avaliar alternativas, fazer a melhor decisão”, salientou Barros.
O presidente do Sindirecicle-MT, Fabrício Margreiter, defende a oficina como parte da iniciativa do sindicato em tornar as empresas mais competitivas, com colaboradores comprometidos com o trabalho e o crescimento da indústria. “Os associados puderam aprender novas maneiras de agir dentro da empresa, ampliar o aprendizado e ter um comportamento diferenciado para ter maior produtividade no trabalho”, explicou o presidente.