Um estudo divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que no Dia dos Namorados deste ano o consumidor brasileiro deve desembolsar em média R$ 238 com os presentes de seus parceiros. Com esse valor médio gasto pelos consumidores o setor de varejo e serviço deve movimentar aproximadamente R$ 23 bilhões. A principal forma de pagamento escolhida entre os entrevistados será à vista (65%), enquanto 33% devem optar pelo parcelado.
O Pix aparece com 27% das preferências dos consumidores, superando as transações feitas pelo cartão de débito (13%). Quando comparadas as principais modalidades de pagamento o Pix fica apenas atrás apenas do cartão de crédito que possibilita o parcelamento da compra (31%).
“O Pix trouxe uma revolução para os pagamentos online, oferecendo uma experiência rápida, segura e conveniente para os consumidores. Com apenas alguns cliques, é possível realizar uma transação instantânea, sem a necessidade de inserir dados bancários repetidamente ou esperar por longos períodos de processamento. Além disso, sua integração perfeita com as plataformas de e-commerce proporciona uma experiência de compra mais fluida e sem interrupções. Sem dúvida, o Pix representa o futuro dos pagamentos digitais, trazendo benefícios significativos tanto para os consumidores quanto para os comerciantes“, destaca Alexander Frota, CEO da ABMEX.
Para lidar com os preços elevados, 76% dos consumidores planejam pesquisar antes de comprar, principalmente pela internet.
“Na ABMEX, estamos comprometidos em desenvolver novas tecnologias que não apenas sustentem, mas também expandam o potencial do Pix. Acreditamos que inovações contínuas nesse sistema de pagamento são essenciais para atender às demandas de um mercado cada vez mais digital e exigente. Nosso objetivo é garantir que o Pix continue a oferecer benefícios significativos, simplificando transações e impulsionando a economia digital no Brasil.”, completa.
Os dados revelam ainda que 29% das pessoas ouvidas reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. Entre os principais motivos, 30% acreditam que os parceiros merecem, 26% querem agradar, não se importando se vão gastar mais do que deveriam e 16% gostam de impressionar.
FRAUDES – A ClearSale prevê que as compras online para o Dia dos Namorados podem chegar a 5,1 milhões de pedidos. Destes, pelo menos 58,1 mil devem ser alvos de tentativas de fraude, totalizando em valores cerca de R$ 72,8 milhões, um aumento de 19,56% em relação ao ano anterior. O ticket médio das tentativas de golpes estimado é de R$ 1.229,06 contra R$ 1.159,41, em 2023. O estudo abrange o período de 1 a 12 de junho.
“O Dia dos Namorados possui um valor sentimental para muitos casais que celebram a data recorrendo ao comércio eletrônico. Cientes disso, golpistas aproveitam a ocasião para aplicar golpes. A projeção nos mostra que as tentativas de fraudes este ano podem superar as do ano passado, assim como o ticket médio. Isso acende um alerta para a população e empresas de todo o país redobrarem os cuidados”, comenta Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale.
Para a estimativa, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce e pedidos de entidades 100% analisados pela ClearSale. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas. Abaixo, confira as fraudes mais comuns e dicas para se proteger.
Tipos de fraude mais comuns
Fraude Efetiva ou Fraude Limpa – O fraudador efetua a compra na loja virtual e na hora do pagamento utiliza dados roubados de cartões de crédito de bons consumidores. Por serem dados verdadeiros, muitas equipes de combate a fraudes sentem dificuldade em barrar este tipo de golpe.
Fraude Amigável – Essa modalidade ocorre quando alguém próximo ao titular do cartão, geralmente parentes ou amigos, faz uma compra sem o consentimento dele. Ao receber sua fatura, o dono do cartão não reconhece a compra e entra em contato com a instituição financeira para pedir o estorno.
Autofraude – Diferente dos demais tipos de fraudes, esta é uma ação realizada pelo próprio titular do cartão. Neste caso, ele realiza a compra online e, contesta o lançamento dentro do prazo da instituição financeira (180 dias), alegando que não fez a compra, mesmo já tendo recebido o produto.
Dicas para evitar fraudes
Use senhas fortes – Não utilize senhas óbvias e que sejam de fácil conexão com você ou a pessoas próximas, como iniciais e data de nascimento. Opte por códigos fortes com a mistura de letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números. E lembre-se: para garantir ainda mais segurança, jamais utilize a mesma para mais de uma conta.
Tenha cuidado com links estranhos – Algumas quadrilhas especializadas criam sites falsos, idênticos aos verdadeiros, para roubar dados. Posteriormente, com essas informações, os criminosos conseguem efetivar suas fraudes. Portanto, atente-se aos pedidos de recadastramento, trocas de senha não programadas ou links suspeitos.
Desconfie de promoções absurdas – O Phishing é um tipo de ação fraudulenta comum no ambiente online. Geralmente, o criminoso envia aos usuários e-mails com ofertas imperdíveis ou exclusivas, no entanto, são mensagens contendo links para a captura de senhas. Verifique a página oficial da loja e pesquise a reputação da empresa em questão.