O prefeito Otaviano Pivetta se reuniu nesta semana com gestores escolares da Educação Infantil para discutir medidas para ampliar o número de vagas na educação infantil.
O objetivo é atender também as crianças que completam três anos de idade até março de 2016 e que vão ingressar no infantil III. As matrículas começaram no dia (28) e o número de vagas ofertadas não é suficiente para atender a demanda.
A secretária explicou que o município não tem a obrigação de garantir a matrícula dos alunos nesta faixa etária. No entanto, a prefeitura está estudando formas para ampliar a oferta de vagas e atender mais famílias.
“A nossa orientação é para que os pais que não conseguiram matricular os filhos ontem, voltem as escolas para fazer a inscrição. Estamos estudando todas as possibilidades para abrirmos mais turmas e resolvermos o problema”.
O prefeito Otaviano visitou algumas das escolas que oferecem a educação infantil e conversou com gestores escolares e pais. A pré-escola é ofertada em cinco unidades, Anjo Gabriel, Pequeno Príncipe, Aquarela, Menino Deus e Vinícius de Moraes, totalizando 2.100 vagas.
“Estamos fazendo os levantamentos. As matrículas ainda estão abertas e a princípio, são necessárias aproximadamente 200 vagas para atender a demanda”, ressaltou Otaviano.
Entre as estratégias discutidas durante a reunião, estão a construção de salas anexas, utilizando métodos construtivos mais rápidos, e a abertura de vagas em outras unidades.
Uma boa notícia é que o Ministério da Educação autorizou o município a licitar a construção do Centro Educação Infantil Girassol. A obra deveria ser concluída em 2013. No entanto, a construtora contratada não conseguiu iniciar a obra.
A escola será construída no Parque das Araras, antigo Loteamento Mafini. Serão investidos pelo governo federal pouco mais de R$ 2 milhões. Serão ofertadas aproximadamente 200 vagas entre creche e pré-escola.