A Prefeitura de Nova Mutum contratou 20 jovens alunos que participaram do Programa Municipal Jovem do Futuro para atuarem no processo de cadastramento biométrico de eleitores do município. A contratação é uma parceria entre as secretaria de Administração e Assistência Social. O contrato, que possuiu remuneração financeira e é válido durante o período do cadastramento biométrico, que segue até o dia 18 de março.
A secretária de Assistência Social Marinês Pivetta, comenta que a iniciativa é fundamental para o processo de profissionalização dos jovens. “Nós que vivenciamos o curso com eles, sabemos o quanto eles ficam ansiosos com relação a oportunidades e essa contratação se torna um grande incentivo para a carreira profissional”, afirma.
Para o secretário de Administração, Geder Genz um dos pontos positivos da contratação dos jovens é a facilidade de todos no manuseio de computadores. “Na prática eles conseguem dar um dinamismo maior e consequentemente aumentar o número de atendimentos em único dia”, cita.
JOVEM DO FUTURO – PROGRAMA MUNICIPAL
Criado em 2013 pela secretaria Municipal de Assistência Social o programa já formou mais de 200 jovens e a maioria já foi inserida no mercado de trabalho. A metodologia de ensino do programa é voltada a jovens de 14 a 17 anos, no contraturno escolar.
CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO
O cadastramento Biométrico começou a ser testado no Brasil em 2007. É uma forma do eleitor ser identificado por suas digitais e consequente visa acabar com duvidas quanto a irregularidades em pleitos eleitorais.
Em Nova Mutum aproximadamente 25 mil eleitores precisam fazer o cadastramento biométrico para terem o direito de exercerem a cidadania nas eleições deste ano. O prazo se estende até o dia 18 de março, após essa data quem não fez o recadastramento terá seu título cancelado e o cidadão não terá direito a voto.